Dúvidas e Materiais de Apoio
Por XxDamastco
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#64275
[É uma enumeração, não segue ordem correta, apenas para organização]
1-Leia a cartilha de redação Enem, disponível no Google para download. É importante estudar fundo. Procure entender cada competência separadamente, Competência 1,2,3,4 e 5.(continua no passo 6)

2-Procure uma Gramática:
Curso prático de gramática, Ernani Terra.
A Gramática para concursos públicos,Fernando Pestana.
(Ernani Terra é a melhor,para mim, sugiro que busque os dois e veja qual se adequa a você. Estão disponíveis para download no Google, procure "Curso Prático de gramática Ernani Terra docero", tu será encaminhado ao site da docero, só procurar algum ano elevado,tipo 2016~2019 lá e baixar pq o material vai estar bem atualizado).

3-"Como estudar português ?"
Primeiro,leia a gramática sem se importar se está prestando atenção, é o primeiro shock que tu recebe.

3.1-Corrija o jeito que tu fala na internet.

3.2, busque analisar morfologicamente as frases de algum lugar,não importa onde, faça isso em qualquer frase,placa, internet.....
Tipo: "Foi ao parque de bicicleta, lá caiu e se ralou"

Foi=verbo
ao=artigo
Parque =substantivo
De=preposição
Bicicleta=substantivo
-divisao-
Lá (remete ao parque, e não ao verbo! Pois pode ser trocado por "No parque caiu e se ralou")= Substantivo
Caiu=verbo
-divisao-
e= Conjunção de adição
-divisao-
se=pronome
ralou=verbo.
(Faça isso mentalmente!)

3.3-O segredo é só separar as orações, muito fácil como se pode ver. Pode ver que esse passo se torna mais rápido a cada vez que mais treina. Essa ordem é a preferível de se analisar: procure primeiro o verbo, depois o advérbio,depois o substantivo, depois o adjetivo, depois o artigo e preposição, depois conjunções (não confunda com preposições), e por aí vai.

3.4- Depois de análise morfológica vem a sintática, então repita os passos.

4-Sim, é necessário estudar figuras de linguagem, sugiro que veja no Ernani Terra porque é mais descomplicado, e reforce a barra no Pestana. Caso queria,não obrigatório,apenas uma dica para quem quer estudar estilística.

5- É digno ler Machado de Assis, qualquer obra, recomendo Dom Casmurro. Saiba que Assis não cometeu nenhum erro gramatical nas suas obras, assim, não tenha medo de receber um tapa,"musicar", que tu nunca ouviu falar. Eu não li nenhum livro dele, só deixo essa sugestão pois minha professora também me deixou.

6-Leia muitas redações nota mil, de preferência aquelas que não obteram +800 de nota, para que tu perceba os erros e não os cometa.

7- O que escrever ? Não sei, eu não escrevo '-'

8-Quando escrever ? Tipo, não há tempo, tu sempre sabe a hora certa, veja eu: Escrevo uma redação de seis em seis meses, sempre no dia que presto uma prova que requer obrigatoriamente. É uma maneira educada de dizer: Cada um tem seu jeito, então, à tua maneira. Que também é uma maneira educada de dizer: mesmo que custe a prova, farei à minha maneira! Portanto, faça do teu jeito, e unicamente dele.
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
110 Exibições
por Line2005
3 Respostas 
222 Exibições
por Thalya17
0 Respostas 
89 Exibições
por SaraAlencar
Depredação do patrimônio material do Brasil.
por Sebaio    - In: Outros temas
1 Respostas 
74 Exibições
por Luannaa
Depredação do patrimônio material do Brasil.
por Sebaio    - In: Outros temas
1 Respostas 
72 Exibições
por Sebaio
0 Respostas 
184 Exibições
por AmandaLm
4 Respostas 
184 Exibições
por Nayanne
14 Respostas 
442 Exibições
por Boreal7867
Enem 2018

Sabemos que a maior parte das redes sociais &eacut[…]

Na constituição federal de 1988, doc[…]

Aceita por ser perfeita

No contexto do século XXI, é not&oac[…]

lais458 Deivison claaires Felpz Maxy fl[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM