Em primeira análise, é importante entender como essa relação entre alienador e alienado se constrói. A Indústria cultural, conceito de Adorno e Horkheimer – ambos pensadores da Escola de Frankfurt –, objetiva influenciar o consumo através da falsa premissa de que este traz felicidade ao consumidor. O digital influencer, através de suas redes sociais, atua como agente de propagação dessa indústria, potencializando sua eficácia entre o público infanto-juvenil.
De maneira complementar, também se faz necessário entender o porquê desses comportamentos consumistas serem tão apelativos para os jovens. De acordo com Gilles Lipovetsky, filósofo e pensador francês, os jovens, por estarem em fase de incerteza em relação ao mundo, encontram no consumo o lenitivo para suas incertezas. Os influenciadores, então, utilizam dessa necessidade subconsciente para atribuir ao consumo excessivo uma imagem positiva, contribuindo para sua romantização e aceitação entre seus seguidores.
Analisando os fatos propostos, é possível concluir que há urgente necessidade de mitigar os impactos causados pela exposição dos jovens aos influenciadores digitais. Portanto, é necessário que o Ministério da Educação (MEC), em parceria com escolas públicas e privadas, realize a instrução de crianças e adolescentes a respeito dos malefícios causados pela falta de senso crítico no uso das redes sociais. Esta conscientização pode ocorrer através de palestras e debates - ministrados por professores, psicólogos e especialistas na área de publicidade - que darão foco especialmente à reflexão acerca das técnicas de persuasão e marketing dos "digital influencers" atuais, tornando-os mais atentos e menos suscetíveis a essas manobras. Dessa forma, será possível evitar cenários distópicos como aqueles mostrados no filme Nerve.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.