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Por Debt
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A cultura pode ser entendida como um conjunto de tradições e hábitos conservados por um determinado povo, podendo abranger costumes de sociedades que existiram a milhares de anos. Logo, acesso a cultura reserva em si milhares de histórias e conhecimento de comunidade e portanto, faz-se fundamental a preservação dela, para que todos possam descobrir suas raízes e para isso precisa antes ser reconhecida como tal.
Certamente, o que a Constituição Federal de 1988 promete, que é o direito a cultura, não vem sendo atendido, pois brasileiros favelados, da zona rural e dos pequenos municípios estão a margem do todo que é a cultura, como o cinema, os livros, as novelas e músicas e a história cultural de seus ancestrais. Isso impede que conheçam suas culturas e que tais costumes sejam levados adiante. Tal problema decorre da negligência política e das desigualdades que dividem o país. Essa negligência e declarada através da clara de investimento no acesso a cultura.
Portanto, fazem-se necessárias medidas para resolver o impasse. Através das escolas, o Ministério da educação (MEC), deve promover a cultura como uma pauta fundamental ao desenvolvimento de uma sociedade, com a implantação de projetos e palestras, com foco principalmente nos lugares distante dos bairros ricos e capitais. Assim, o Brasil sera capaz de finalmente atender o direito a cultura e desenvolver-se com o apoio ao crescimento de cada Brasileiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Fortes
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#64251
Correção de redação - ENEM
@Debt - A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA CULTURA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

A1, A2 e retomadas (tese)
Elementos temáticos
Ótimo! Muito bem!
Poderia ser melhor
Erro (desvio)
Adicionar
Confuso (não está claro)
Repetição
Desnecessário
Conectivos e operadores argumentativos
Repertório e/ou material sociocultural
Elementos da proposta

A cultura pode ser entendida como um conjunto de tradições e hábitos conservados por um determinado povo, podendo abranger costumes de sociedades que existiram a milhares de anos. Logo, o acesso aà cultura reserva em si milhares de histórias e conhecimento de comunidades e portanto, faz-se fundamental (o acesso), bem como a sua preservação dela (retirar), para que todos possam descobrir as suas raízes. ePorém, para isso precisam antes serem reconhecidas como tal.
➜ Revise a estrutura de construção sintática e a organização de ideias. A introdução não está ruim, mas há muito o que melhorar. A sua existe, porém poderia ter sido melhor organizada. Note que você não pontuou o elemento temático "Brasil" (sociedade brasileira), nem o "Importância" - o que distancia a sua abordagem da problemática. Atente-se a isso!

[Substitua por "Nesse sentido"; "Nesse viés";...] Certamente, o que a Constituição Federal de 1988 promete, que é o direito aà cultura, não vem sendo atendido, pois brasileiros favelados, da zona rural e dos pequenos municípios estão a margem do todo que é a cultura, como o cinema, os livros, as novelas e, músicas e a história cultural de seus ancestrais. Isso impede que conheçam as suas culturas e que tais costumes sejam levados adiante. (ausência de conectivo) Tal problema decorre da negligência política e das desigualdades que dividem o país. (Isso é uma exposição de tese, o que deveria ter sido feito na introdução. Aqui, o que se espera do redator é o argumento) Essa negligência eé declarada através da clara de investimento no acesso aà cultura.
➜ As ideias estão mal organizadas. Não há conexão, não há fluidez. O desenvolvimento precisa abordar uma melhor contextualização, ainda mais no seu caso em que aparece apenas um parágrafo de desenvolvimento (inclusive, evite isso! Construa 2 PDD). O seu repertório foi bem utilizado e os exemplos referentes às comunidades que não possuem o devido acesso à cultura também, porém, acabou por aí. Você deveria ter explicado melhor o que, de fato, causa essa falta de difusão cultural e como isso acontece, não apenas citado a negligência estatal como uma causa avulsa. Porém, saiba que, sim, alguns argumentos foram produtivos (mas não o suficiente para um parágrafo solo). Atente-se a isso - além dos erros sintáticos. :!:

Portanto, fazem-se necessárias medidas para resolver o impasse. (ausência de conectivo) Através das escolas, o Ministério da educação (MEC) (AGENTE), deve promover (AÇÃO) a cultura como uma pauta fundamental ao desenvolvimento de uma sociedade, com a implantação de projetos e palestras (MODO DA AÇÃO), com foco principalmente nos lugares distante dos bairros ricos e capitais (DETALHAMENTO DO MODO). Assim, o Brasil seraá capaz de finalmente atender o direito aà cultura e desenvolver-se com o apoio ao crescimento de cada Bbrasileiro. (ausência de retomada final de repertório)
➜ A sua proposta é muito batida, tente pensar em algo diferente de apenas promoção de palestras nas próximas redações. Entretanto, não é inválida. De todo modo, senti a falta de uma finalidade (ou efeito) específica da ação, não somente uma finalização geral. Atente-se a isso!

Nota :!:
C1 (120)
C2 (120)
C3 (120)
C4 (120)
C5 (160)

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