Em princípio, a série de filmes “Velozes e Furiosos” retrata a rapidez dos automóveis, facilitando a locomoção dos atores em corridas e perseguições. Embora ficção, os automóveis facilitam o deslocamento de pessoas, mas, trazendo para a realidade do Brasil, esta ação se torna um grande desafio por conta do alto nível de congestionamentos.
Sobretudo, é incontestável que problemas relacionados ao transporte público, como a precariedade na infraestrutura e a superlotação são um dos principais desafios ligados à mobilidade urbana. Na maioria das vezes, as pessoas preferenciam seus veículos particulares como meio de locomoção, pois assim evitam atrasos e desconfortos causados pelo transporte público.
Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a frota de automóveis cresceu em 400% nas cidades brasileiras. Diante disso, a preferência por veículos individuais acaba levando à grandes engarrafamentos em vias públicas, causando lentidão no trânsito e o aumento da emissão de gases poluentes no meio ambiente.
Portanto, medidas são necessárias para diminuir a problemática da mobilidade urbana. Para isso, o governo deve destinar maiores investimentos aos transportes públicos, por meio da ampliação de linhas de ônibus e metrôs por todas as regiões, garantindo uma locomoção de forma prática e eficiente. Além disso, cabe às mídias desenvolver campanhas incentivando o uso de meios de transporte mais sustentáveis, como a bicicleta. Ademais, para cidades pequenas, cabe aos governos municipais desenvolverem mais ciclovias e ciclofaixas pelas cidades, afim de diminuir o tráfego de veículos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.