A priori, vale ressaltar de início que o cancelamento foi desenvolvido com intuitos positivos para a sociedade, visto que, anteriormente era uma forma de chamar atenção, atribuir valor e relevância a pautas de meio ambiente e denúncia virtual. Entretanto, tais atos têm se tornado prejudiciais na atualidade, ja que em um julgamento precipitado e baseado em uma lógica moralista—uma sociedade que estabelece ações consideradas corretas ou erradas— ocorre o ataque, muitas vezes com xingamentos e comentários difamatórios, sobre pessoas com opinião contrária à deles; o que para o filósofo Michel Foucault é justificado em sua teoria da "Microfisica do poder", posto que se discute a inserção de poder em instituições que querem controlar os corpos e comportamentos, assim, sendo a cultura do cancelamento uma expressão de tirania que não vem dos grandes poderosos, mas sim daquilo que um indivíduo fala e pensa.
Simultaneamente, de acordo com o filósofo Luiz Felipe Pondé, aqueles no qual transformam suas vidas em "objeto de venda" acabam mais propícios a serem alvos, pois expõem seus costumes cotidianos com finalidade de lucro no marketing digital, como os criadores de conteúdo midiático no YouTube, instagram e outras redes sociais. Assim, se privando constantemente de expor seus pensamentos e opiniões em um ambiente que podem ser oprimidos e julgados com uma justiça incerta, uma vez que qualquer erro pode acabar com sua imagem, como em casos expostos no programa televisivo "Big Brother Brasil 2021" onde participantes tinham medo e muito cuidado para não desagradarem o público.
Portando, urge que mudanças sejam feitas com intuito de mitigar tais malefícios na mídia digital. O Governo Federal, com apoio do ministério da educação, deve investir em palestras profissionais e aulas sobre empatia nos meios digitais, em escolas e ambientes de trabalho; a fim de ensina-los a denunciar casos realmente necessários—sem ocasionar um tumulto virtual—, ter limites com as palavras e também aprender a respeitar as opiniões diversas na sociedade. Só assim será possível despertar o senso crítico da população sobre a cultura do cancelamento e amenizar esses atos infelizes praticados injustamente sobre outros indivíduos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.