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Por marilune
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No filme "Samba", narra-se a história de um senegalês que vive há dez anos na França, mas sem visto permanente, onde acaba em pequenos trabalhos informais. Similarmente, no Brasil, grande parte dos imigrantes passam pela mesma situação de busca por uma melhora na qualidade de vida e terminam nos trabalhos informais as razões podendo até mesmo vivenciar cenários de preconceito. Com base nesse viés, é válido discutir as razões por trás dessa problemática, uma realidade de muitos imigrantes na sociedade brasileira.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar os elementos que contribuem para a imigração. Desse modo, os indivíduos que se instalam no Brasil anseiam por condições de vida mais dignas, muitas vezes não só para si mas também para sua família. Sob essa linha de raciocínio, o Artigo 13 da Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura que todos têm o direito de abandonar o país em que se encontra, incluindo o seu, e regressar a ele podendo escolher livremente a sua residência no interior de um Estado. Nesse contexto, o governo brasileiro tem a capacidade de acolher esses imigrantes e inseri-los ao trabalho formal, transformando esse grupo em cidadãos contribuintes do Estado e por fim motivar a melhora de vida dessas pessoas.

Ademais, outro fator a discutir é a xenofobia e o não conhecimento da língua portuguesa sofrida por esses estrangeiros ao chegar em território brasileiro. Segundo o psiquiatra Sigmund Freud, "O novo sempre despertou perplexidade e resistência". À vista disso, uma nova organização social desperta o preconceito nos habitantes, que acabam por despejar suas crenças fechadas a diversidade nos povos apontados como de outra terra. Em suma, os indivíduos vindos de outro país tendem a passar por situações de dificuldade, tanto por não conhecer a língua falada e não ser auxiliado quanto a ela, como por não possuir uma etnia ou nacionalidade livre de preconceitos por parte dos nativos.

Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. Diante disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública deve criar um esquema de localização desses imigrantes e gerar para todos o direito à carteira de identidade do estrangeiro por meio de um projeto de lei entregue a Câmara dos Deputados. Tal medida deverá promover o maior acesso desse grupo ao trabalho formal e aos serviços públicos. Espera-se, com essa ação frear os desafios atuais da imigração no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Fortes
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#64023
Correção de redação - ENEM
@marilune - OS DESAFIO ATUAIS DA IMIGRAÇÃO NO BRASIL

A1, A2 e retomadas (tese)
Elementos temáticos
Ótimo! Muito bem!
Poderia ser melhor
Erro (desvio)
Adicionar
Confuso (não está claro)
Repetição
Desnecessário
Conectivos e operadores argumentativos
Repertório e/ou material sociocultural
Elementos da proposta

No filme "Samba", narra-se a história de um senegalês que vive há dez anos na França, mas sem visto permanente, onde acaba em pequenos trabalhos informais. Similarmente, no Brasil, grande parte dos imigrantes passam pela mesma situação de busca por uma melhora na qualidade de vida, e entretanto, terminam nos trabalhos informais, as razões (Como assim?) podendo até mesmo (Então isso não é algo comum? "Até mesmo" traz essa ideia. Cuidado.) vivenciar cenários de preconceito. Com base nesse viés, é válido discutir as razões (Quais são as sínteses das razões? Traga os argumentos antecipados! Posicione-se!) por trás dessa problemática, uma realidade de muitos imigrantes na sociedade brasileira.
➜ Boa introdução! O repertório foi muito bem utilizado, porém, há o que melhorar. Nesse caso, foque em clarear o seu ponto de vista, defendendo assim, de maneira direta, uma tese. Você não trouxe os argumentos antecipados, nem mesmo pontuou todos os delimitadores temáticos. Por isso, a sua tese está muito rasa, já que não há uma explicação coerente. Atente-se a isso! ;)

[Substituir por "Nesse sentido"; "Nesse víes";...] Em primeiro lugar (conectivo de prioridade desconsiderado), é importante ressaltar os elementos que contribuem para a imigração. Desse modo, os indivíduos que se instalam no Brasil anseiam por condições de vida mais dignas, muitas vezes não só para si, mas também para a sua família. Sob essa linha de raciocínio, o Artigo 13 da Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura que todos têm o direito de abandonar o país em que se encontra, incluindo o seu, e regressar a ele podendo escolher livremente a sua residência no interior de um Estado. Nesse contexto, o governo brasileiro tem a capacidade de acolher esses imigrantes e inseri-los ao trabalho formal, transformando esse grupo em cidadãos contribuintes do Estado e por fim motivar a melhora de vida dessas pessoas. (não substitua todo o seu local de argumento por uma antecipação de proposta. Cuidado! O desenvolvimento é o local para você defender a sua tese, não para apresentar as soluções - apenas antecipar, de forma superficial, caso queira.)
➜ Desenvolva melhor as suas ideias. Você trouxe um bom repertório de contextualização, porém, no momento em que deveria desenvolvê-lo, antecipou a proposta e esqueceu do que o desenvolvimento pede: argumentação. Ao invés de propor uma solução, o repertório deveria ter sido produzido, exemplificado e adentrado à proposta brasileira. Atente-se aos comentários! Ok? :!:

Ademais, outro fator a discutir é a xenofobia e o não conhecimento da língua portuguesa sofrida por esses estrangeiros ao chegar em território brasileiro (Muito bem!). (ausência de conectivo) Segundo o psiquiatra Sigmund Freud, "O novo sempre despertou perplexidade e resistência". À vista disso, uma nova organização social desperta o preconceito nos habitantes, que acabam por despejar as suas crenças fechadas aà diversidade nos povos apontados como de outra terra. Em suma, os indivíduos vindos de outro país imigrantes tendem a passar por situações de dificuldade, tanto por não conhecer a língua falada e não ser auxiliado quanto a ela, como por não possuir uma etnia ou nacionalidade livre de preconceitos por parte dos nativos.
➜ Bom desenvolvimento! Este está muito acima do anterior - o que é ótimo! O repertório foi bem utilizado e produtivo. De todo modo, atente-se aos comentários colocados no espelho. Ok?

Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. Diante disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (AGENTE) deve criar (AÇÃO) um esquema de localização (Como isso seria feito? Explique!) desses imigrantes e gerar (AÇÃO 2) para todos o direito à carteira de identidade do estrangeiro, por meio (MEIO DA AÇÃO 2) de um projeto de lei entregue aà Câmara dos Deputados. Tal medida deverá promover (FINALIDADE DA AÇÃO) o maior acesso desse grupo ao trabalho formal e aos serviços públicos. (ausência de conectivo) Espera-se, com essa ação, frear os desafios atuais da imigração no Brasil. (ausência de retomada de repertório anterior)
➜ A sua proposta é melhorável. Além da ausência de um bom detalhamento, é necessário rever a organização das ideias, bem como a construção do parágrafo. Note que você pontuou a necessidade de um "esquema", mas não explicou como isso seria feito. Desse modo, recomendo que você estude, especificamente, a estrutura assertiva de uma conclusão. Ok?

Nota :!:
C1 (160)
C2 (160)
C3 (140)
C4 (120)
C5 (140)

Material de estudo recomendado :idea:


Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
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Por marilune
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eurodrigo escreveu:Correção de redação - ENEM
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Repetição
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Repertório e/ou material sociocultural
Elementos da proposta

No filme "Samba", narra-se a história de um senegalês que vive há dez anos na França, mas sem visto permanente, onde acaba em pequenos trabalhos informais. Similarmente, no Brasil, grande parte dos imigrantes passam pela mesma situação de busca por uma melhora na qualidade de vida, e entretanto, terminam nos trabalhos informais, as razões (Como assim?) podendo até mesmo (Então isso não é algo comum? "Até mesmo" traz essa ideia. Cuidado.) vivenciar cenários de preconceito. Com base nesse viés, é válido discutir as razões (Quais são as sínteses das razões? Traga os argumentos antecipados! Posicione-se!) por trás dessa problemática, uma realidade de muitos imigrantes na sociedade brasileira.
➜ Boa introdução! O repertório foi muito bem utilizado, porém, há o que melhorar. Nesse caso, foque em clarear o seu ponto de vista, defendendo assim, de maneira direta, uma tese. Você não trouxe os argumentos antecipados, nem mesmo pontuou todos os delimitadores temáticos. Por isso, a sua tese está muito rasa, já que não há uma explicação coerente. Atente-se a isso! ;)

[Substituir por "Nesse sentido"; "Nesse víes";...] Em primeiro lugar (conectivo de prioridade desconsiderado), é importante ressaltar os elementos que contribuem para a imigração. Desse modo, os indivíduos que se instalam no Brasil anseiam por condições de vida mais dignas, muitas vezes não só para si, mas também para a sua família. Sob essa linha de raciocínio, o Artigo 13 da Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura que todos têm o direito de abandonar o país em que se encontra, incluindo o seu, e regressar a ele podendo escolher livremente a sua residência no interior de um Estado. Nesse contexto, o governo brasileiro tem a capacidade de acolher esses imigrantes e inseri-los ao trabalho formal, transformando esse grupo em cidadãos contribuintes do Estado e por fim motivar a melhora de vida dessas pessoas. (não substitua todo o seu local de argumento por uma antecipação de proposta. Cuidado! O desenvolvimento é o local para você defender a sua tese, não para apresentar as soluções - apenas antecipar, de forma superficial, caso queira.)
➜ Desenvolva melhor as suas ideias. Você trouxe um bom repertório de contextualização, porém, no momento em que deveria desenvolvê-lo, antecipou a proposta e esqueceu do que o desenvolvimento pede: argumentação. Ao invés de propor uma solução, o repertório deveria ter sido produzido, exemplificado e adentrado à proposta brasileira. Atente-se aos comentários! Ok? :!:

Ademais, outro fator a discutir é a xenofobia e o não conhecimento da língua portuguesa sofrida por esses estrangeiros ao chegar em território brasileiro (Muito bem!). (ausência de conectivo) Segundo o psiquiatra Sigmund Freud, "O novo sempre despertou perplexidade e resistência". À vista disso, uma nova organização social desperta o preconceito nos habitantes, que acabam por despejar as suas crenças fechadas aà diversidade nos povos apontados como de outra terra. Em suma, os indivíduos vindos de outro país imigrantes tendem a passar por situações de dificuldade, tanto por não conhecer a língua falada e não ser auxiliado quanto a ela, como por não possuir uma etnia ou nacionalidade livre de preconceitos por parte dos nativos.
➜ Bom desenvolvimento! Este está muito acima do anterior - o que é ótimo! O repertório foi bem utilizado e produtivo. De todo modo, atente-se aos comentários colocados no espelho. Ok?

Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. Diante disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (AGENTE) deve criar (AÇÃO) um esquema de localização (Como isso seria feito? Explique!) desses imigrantes e gerar (AÇÃO 2) para todos o direito à carteira de identidade do estrangeiro, por meio (MEIO DA AÇÃO 2) de um projeto de lei entregue aà Câmara dos Deputados. Tal medida deverá promover (FINALIDADE DA AÇÃO) o maior acesso desse grupo ao trabalho formal e aos serviços públicos. (ausência de conectivo) Espera-se, com essa ação, frear os desafios atuais da imigração no Brasil. (ausência de retomada de repertório anterior)
➜ A sua proposta é melhorável. Além da ausência de um bom detalhamento, é necessário rever a organização das ideias, bem como a construção do parágrafo. Note que você pontuou a necessidade de um "esquema", mas não explicou como isso seria feito. Desse modo, recomendo que você estude, especificamente, a estrutura assertiva de uma conclusão. Ok?

Nota :!:
C1 (160)
C2 (160)
C3 (140)
C4 (120)
C5 (140)

Material de estudo recomendado :idea:


Muito obrigada, me ajudou bastante. Vou tentar me atentar nos desenvolvimentos. Me ajudou de verdade, obrigada!
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Repertório e/ou material sociocultural
Elementos da proposta

No filme "Samba", narra-se a história de um senegalês que vive há dez anos na França, mas sem visto permanente, onde acaba em pequenos trabalhos informais. Similarmente, no Brasil, grande parte dos imigrantes passam pela mesma situação de busca por uma melhora na qualidade de vida, e entretanto, terminam nos trabalhos informais, as razões (Como assim?) podendo até mesmo (Então isso não é algo comum? "Até mesmo" traz essa ideia. Cuidado.) vivenciar cenários de preconceito. Com base nesse viés, é válido discutir as razões (Quais são as sínteses das razões? Traga os argumentos antecipados! Posicione-se!) por trás dessa problemática, uma realidade de muitos imigrantes na sociedade brasileira.
➜ Boa introdução! O repertório foi muito bem utilizado, porém, há o que melhorar. Nesse caso, foque em clarear o seu ponto de vista, defendendo assim, de maneira direta, uma tese. Você não trouxe os argumentos antecipados, nem mesmo pontuou todos os delimitadores temáticos. Por isso, a sua tese está muito rasa, já que não há uma explicação coerente. Atente-se a isso! ;)

[Substituir por "Nesse sentido"; "Nesse víes";...] Em primeiro lugar (conectivo de prioridade desconsiderado), é importante ressaltar os elementos que contribuem para a imigração. Desse modo, os indivíduos que se instalam no Brasil anseiam por condições de vida mais dignas, muitas vezes não só para si, mas também para a sua família. Sob essa linha de raciocínio, o Artigo 13 da Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura que todos têm o direito de abandonar o país em que se encontra, incluindo o seu, e regressar a ele podendo escolher livremente a sua residência no interior de um Estado. Nesse contexto, o governo brasileiro tem a capacidade de acolher esses imigrantes e inseri-los ao trabalho formal, transformando esse grupo em cidadãos contribuintes do Estado e por fim motivar a melhora de vida dessas pessoas. (não substitua todo o seu local de argumento por uma antecipação de proposta. Cuidado! O desenvolvimento é o local para você defender a sua tese, não para apresentar as soluções - apenas antecipar, de forma superficial, caso queira.)
➜ Desenvolva melhor as suas ideias. Você trouxe um bom repertório de contextualização, porém, no momento em que deveria desenvolvê-lo, antecipou a proposta e esqueceu do que o desenvolvimento pede: argumentação. Ao invés de propor uma solução, o repertório deveria ter sido produzido, exemplificado e adentrado à proposta brasileira. Atente-se aos comentários! Ok? :!:

Ademais, outro fator a discutir é a xenofobia e o não conhecimento da língua portuguesa sofrida por esses estrangeiros ao chegar em território brasileiro (Muito bem!). (ausência de conectivo) Segundo o psiquiatra Sigmund Freud, "O novo sempre despertou perplexidade e resistência". À vista disso, uma nova organização social desperta o preconceito nos habitantes, que acabam por despejar as suas crenças fechadas aà diversidade nos povos apontados como de outra terra. Em suma, os indivíduos vindos de outro país imigrantes tendem a passar por situações de dificuldade, tanto por não conhecer a língua falada e não ser auxiliado quanto a ela, como por não possuir uma etnia ou nacionalidade livre de preconceitos por parte dos nativos.
➜ Bom desenvolvimento! Este está muito acima do anterior - o que é ótimo! O repertório foi bem utilizado e produtivo. De todo modo, atente-se aos comentários colocados no espelho. Ok?

Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. Diante disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (AGENTE) deve criar (AÇÃO) um esquema de localização (Como isso seria feito? Explique!) desses imigrantes e gerar (AÇÃO 2) para todos o direito à carteira de identidade do estrangeiro, por meio (MEIO DA AÇÃO 2) de um projeto de lei entregue aà Câmara dos Deputados. Tal medida deverá promover (FINALIDADE DA AÇÃO) o maior acesso desse grupo ao trabalho formal e aos serviços públicos. (ausência de conectivo) Espera-se, com essa ação, frear os desafios atuais da imigração no Brasil. (ausência de retomada de repertório anterior)
➜ A sua proposta é melhorável. Além da ausência de um bom detalhamento, é necessário rever a organização das ideias, bem como a construção do parágrafo. Note que você pontuou a necessidade de um "esquema", mas não explicou como isso seria feito. Desse modo, recomendo que você estude, especificamente, a estrutura assertiva de uma conclusão. Ok?

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Muito obrigada, me ajudou bastante. Vou tentar me atentar nos desenvolvimentos. Me ajudou de verdade, obrigada!
Não há de quê! Espero que tenha conseguido compreender análise e, assim, identificado os seus erros, bem como os pontos melhoráveis. Sucesso! :D

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