Em primeiro lugar, é importante ressaltar os elementos que contribuem para a imigração. Desse modo, os indivíduos que se instalam no Brasil anseiam por condições de vida mais dignas, muitas vezes não só para si mas também para sua família. Sob essa linha de raciocínio, o Artigo 13 da Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura que todos têm o direito de abandonar o país em que se encontra, incluindo o seu, e regressar a ele podendo escolher livremente a sua residência no interior de um Estado. Nesse contexto, o governo brasileiro tem a capacidade de acolher esses imigrantes e inseri-los ao trabalho formal, transformando esse grupo em cidadãos contribuintes do Estado e por fim motivar a melhora de vida dessas pessoas.
Ademais, outro fator a discutir é a xenofobia e o não conhecimento da língua portuguesa sofrida por esses estrangeiros ao chegar em território brasileiro. Segundo o psiquiatra Sigmund Freud, "O novo sempre despertou perplexidade e resistência". À vista disso, uma nova organização social desperta o preconceito nos habitantes, que acabam por despejar suas crenças fechadas a diversidade nos povos apontados como de outra terra. Em suma, os indivíduos vindos de outro país tendem a passar por situações de dificuldade, tanto por não conhecer a língua falada e não ser auxiliado quanto a ela, como por não possuir uma etnia ou nacionalidade livre de preconceitos por parte dos nativos.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. Diante disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública deve criar um esquema de localização desses imigrantes e gerar para todos o direito à carteira de identidade do estrangeiro por meio de um projeto de lei entregue a Câmara dos Deputados. Tal medida deverá promover o maior acesso desse grupo ao trabalho formal e aos serviços públicos. Espera-se, com essa ação frear os desafios atuais da imigração no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.