Em muitos casos o próprio contexto educacional, proposta pedagoga e o tipo de metodologia que o aluno está inserido, não o coloca como protagonista. Matérias que exigem mais esforço como as das aéreas de exatas apesar de serem de grande importância podem estar sendo passadas de uma forma que não é compreendida pelo coletivo. Outro fator é a ausência de incentivo familiar que podem ter diversas justificativas já que nem todos têm noção do valor do apoio.
Portanto como tais consequências desses cenários temos cada vez mais jovens desmotivados sobre seu futuro, com baixa auto estima e totalmente despreparados para o ensino superior e o mercado de trabalho.
Levando-se em consideração esses aspectos é dever do Ministério da Educação criar um ensino por meio de Lei entregue à Câmara dos Deputados na qual permite que o indivíduo além de ter matérias obrigatórias (Português, Matemática..) possa escolher, no momento em que for realizada a sua matrícula, as matérias extra curriculares que deseja ter ao longo do ano. Espera-se que dessa forma seja resolvido a Evasão Escolar no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada