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Por isabellacsx
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Na contemporaneidade, as redes sociais influenciam diversos âmbitos da sociedade devido a sua rápida condução de informações. Entretanto, com tamanha influência que a internet possui, eleitores têm seu voto influenciado pelas redes sociais e ficam mais propensos as notícias falsas: as fake news.
Uma pesquisa feita pelo Data Senado, com brasileiros, indica que 45% dos entrevistados tiveram seu voto influenciado devido as redes sociais, contudo 80% afirmam estar cientes de que como as mídias influenciam nas opiniões alheias. Essas porcentagens se dão devido o conforto e confiança que a internet oferece aos eleitores, podendo citar o Facebook e WhatsApp, as principais redes sociais utilizadas por leitores para se informar sobre as eleições.
Devido a essa confiança, muitas pessoas compartilham notícias sem antes verificar se a informação é verdadeira, acreditando e espalhando notícias falsas. Nas eleições presidenciais brasileiras de 2018, foi espalhada uma fake news que dizia que o candidato Fernando Haddad era o criador do chamado “kit gay” para crianças de 6 anos, fake news apoiada e defendida pelo atual Presidente Jair Bolsonaro. A notícia tratava-se de uma distorção de um antigo projeto do governo federal, o Escola sem Homofobia, e o apelidaram de “kit gay”, distorcendo os reais objetivos do antigo projeto, que foi suspenso em 2011. Muitas pessoas acreditaram e compartilharam publicações em redes sociais que acusavam Fernando Haddad de criar o “kit gay”, criando uma imagem errada e tirando a credibilidade do candidato.
Em suma, a mídia facilita a acessibilidade para os cidadãos se informarem, porém, também facilita a criação e compartilhamento de notícias falsas. É um dever governamental investir por meio de publicidades combatendo as fake news e disque-denúncias para investigar e punir, quando necessário, as postagens feitas em redes. Como também, os donos dessas redes sociais devem contribuir com o governo federal para excluir páginas que contribuem com essas notícias falsas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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