Verifica-se que fatores sociais, como o capitalismo, explicitam a falta de consciência ambiental nos cidadãos brasileiros. Pode-se mencionar, por exemplo, o desmatamento, que é feito para poder inserir algo que os dê lucro, como fábricas. A utilização excessiva de combustíveis fósseis, como o petróleo, que gera a gasolina entre outras substâncias, também são utilizados como fonte de renda. Outro fator existente é a falta de cidadania e senso de coletividade, pois o brasileiro não recicla o lixo no lugar correto, desse modo, suja as ruas e não se preocupa em manter um ambiente agradável a todos.
Em consequência disso, vê-se, a todo instante, notícias de que há animais em extinção, esse fator é prejudicial não apenas para esses animais, que estão em risco, como também para a estética e cultura brasileira. Outra preocupação constante é a vegetação escassa, o desflorestamento e a queima desnecessária de combustíveis fósseis, visto que, prejudicam a temperatura do ambiente, causando o efeito estufa, causador de malefícios para todos os seres vivos. Ainda convém lembrar o acúmulo de resíduos no solo, rios e mares, uma vez que, deveriam está em um lugar apropriado para sua decomposição. Esse resíduo é causador de diversos malefícios como enchentes, chuvas ácidas, que leva a morte de vidas marinhas e de vegetações, além de transparecer um aspecto estético feio do ambiente.
Portanto, a falta de consciência ambiental no Brasil representa uma ameaça concreta não apenas aos indivíduos diretamente envolvidos como a todos os cidadãos que, indiretamente, também figuram como vítimas de seu legado. Nesse sentido, o Ministério do Meio Ambiente deve reforçar a proteção nas áreas florestadas, por meio de votação com os parlamentares e sanção do gestor público, impondo punições mais severas, como mais anos de prisão. Espera-se, com isso, que os cidadãos tomem consciência de seus atos e passem bons ensinamentos de geração em geração, de modo a tornar o mundo mais sustentável e harmonioso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada