De início, é notório destacar o crescimento do envelhecimento da população pois segundo o Portal do Envelhecimento (site do Google) o número de idosos no Brasil teve uma alta de 13,5% e deve atingir 28,2% em 2100. Isso porque fatores como taxa de natalidade alta, questões socioeconômicas e políticas, costumes antigos (como ter muitos filhos) e aposentadoria no INSS em alta são os principais motivos.
Ademais, cabe ressaltar os idosos solitários e abandonados, desemprego, violência psicológica e física cresce atualmente. É evidente que com esses fatos sendo cada vez mais ocorridos, esse problema precisa ser cada vez mais discutidos e apresentados pelas autoridades e pela sociedade que não se importa nem um pouco com a situação.
Com o objetivo de minimizar e alterar esses fatos ganhado espaço, é dever do Governo fazer uma campanha de anti-abandono por meio dos principais órgãos de comunicação. Outrossim cabe a esses órgãos responsáveis a partir da solução da campanha divulgar maneiras para que os idosos se sintam acolhidos e bem consigo mesmos. Dessa forma, “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver” Mahatma Gandhi, ativista indiano.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.