Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, a sociedade vive em relações líquidas, ou seja, não existe solidez nos vínculos humanos, as quais são frágeis, fugazes e maléaves, como os líquidos. Nesse contexto, tais constatações descreve como a sociedade ( independente da faixa etária ) podem ser induzidas a determinadas ações. Dessa forma então, abri margem para os meios de comunicações em mídias, como influenciadores digitais, a possibilidade de manipular e ditar novas formas de convivência e prática na vida social.
Além disso, " O consumismo alienado", apontado por Karl Marx é visto como um meio de dominação social, pois incentiva um sistema capitalista e opressor a monopolizar o direto à liberdade mental do indivíduo. Em outras palavras, a falsa necessidade de desejo interligado com os vínculos humanos fragilizados, fornece meios de interferência dos influenciadores digitais nas opiniões e ideias na sociedade. Visto que existe uma idealização social sobre eles, já que todos querem ter o poder de influenciar uns aos outros.
Diante do exposto,evidenciam-se os impactos no cotidiano e nas decisões sociais do século XXI. Portanto, cabe então, ao MEC, criar, por meio de uma parceria com o ministério da Comunicação, campanhas e projetos educacionais que conscientize jovens e adultos sobre a importância do consumo digital crítico e argumentativo. A partir de debates, lives ( transmissões ao vivo) e rodas de conversas, dirigidas por profissionais nas áreas de humanas, psicologia e direito, transmitidas em plataformas de comunicações e televisivas. Desse modo, ocorrerá a concretização dos direitos à liberdade mental, visto por Karl Marx.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.