Em uma primeira análise, a persistência dessa problemática é formentada pela insuficiência de leis. Apesar da constituição de 1988 garantir que o Estado tem o dever de promover o bem-estar dos cidadãos, nota-se a ausência de diretrizes voltadas para a instrução tecnológicas das pessoas mais velhas. Segundo o filósofo Aristóteles- à política tem a função de preservar a integração entre os indivíduos da sociedade, é fato que a ausência legislativa tende a dar prosseguimentos dos desafios da inclusão digital do idoso e, consequentemente, formentar a segregação social desses cidadãos.
Além disso, o individualismo das pessoas é o mecanismo intenso desse impasse. De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, vivemos em tempos líquidos, ou seja, em uma época de artificialidade nas relações humanas. Assim, a falta de empatia às gerações anteriores, tem feito com que os idosos sejam vistos com maus olhos e considerados incapazes. Desse modo, o quadro do panorama líquido se configura como um importante desafio para a inclusão dos idosos na era digital.
Portanto, faz-se necessário que medidas para combater esses obstáculos sejam tomadas. Assim, é dever do poder legislativo, em parceria com sugestões da população, promover a criação de leis que tenham como objetivo a criação de cursos gratuitos de ensino digital para as pessoas mais velhas por meio dos Centros de Assistência Social (CRAS) de cada município, possibilitando, dessa maneira, erradicar os desafios da inclusão digital do idoso. Fazendo assim, será possível o uso da internet ser universal para todas as gerações.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.