Atualmente, o planeta já está mais apto a debater questões de intolerância racial do que estava antigamente, no entanto, isso não significa que o número de casos desse gênero diminuiram. Como exemplo, no cenário futebolístico, essas denúncias vem aumentando, o que revela que o mundo está mais aberto a esse debate. Com isso, o antirracismo se faz muito importante, tanto para mudar a realidade atual de marginalização de indivíduos desfavorecidos, como para minimizar qualquer tipo de preconceito no Brasil, seja ele um preconceito religioso, cultural, social, etc., mudando, assim, a mentalidade da população.
Outrossim, é de suma importância o combate à desigualdade nos salários de uma pessoa negra e uma branca, o combate à falta de oportunidades de obtenção de cargos públicos por uma pessoa negra, o combate às mortes de negros inocentes... Assim sendo, o antirracismo tem o poder de equiparar as chances, dentro do possível, de sucesso profissional e pessoal entre pessoas de diferentes raças e etnias, o que poderá proporcionar a inserção de grupos previamente marginalizados na sociedade, como habitantes de favelas e periferias.
Logo, o Governo, cuja uma de suas responsabilidades é proteger os cidadãos marginalizados e oprimidos da sociedade, deve, por meio de projetos de lei, criar uma matéria no ensino fundamental e no ensino médio que estude e proporcione debates com os estudantes acerca da cultura e história de negros no Brasil, com o intuito de alterar a mentalidade dos jovens, o que criará um futuro mais igualitário.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.