Sob essa perspectiva, mesmo sendo tipificado na Constituição Federal, promulgada em 1988, que a violência contra a mulher é crime, ainda assim, esses atos ficam à mercê da impunidade. Nesse contexto, em muitos casos, a cultura patriarcal contribui para que não ocorra a denúncia da violência, por medo do não acolhimento familiar ou econômico, mesmo tendo garantias na Constituição e na Lei Maria da Penha. Desse modo, a impunidade não está no fato de não se ter leis para combater a violência contra a mulher, mas no meio para se chegar ao jurídico. É, portanto, inaceitável que o governo não proporcione garantias anteriores e posteriores ao ato da denúncia, visto todos os riscos no processo.
Ademais, a cultura de massa é um dos fatores que mais caracterizam o corpo da mulher como objeto. Diante disso, essa banalização acaba por colaborar para violência sexual e física, sendo, em muitos caos, comportamentos influenciados ou estimulados pela mídia e familiares. Desse modo, a violência contra a mulher torna-se um fato social, que, Émile Durkheim, sociólogo, salientaria ser algo coercitivo, sendo que aquele que não seguem são excluídos. Esse tipo de comportamento de rebanho deveria ser problematizado pelos órgãos públicos, tendo em vista todos os maléficos sociais que causam.
Em síntese, objetiva-se sanar tal questão, não apenas na teoria, mas também da prática. Assim, cabe ao Ministério da Mulher, Família e dos Direitos humanos combater a violência contra a mulher, através de ações afirmativas (aliadas às políticas públicas), como medidas de cunho educacionais nas escolas, de modo a gerar equidade de gênero e respeito multo. Além disso, modificar o comportamento dos indivíduos e mudar a sexualização do corpo da mulher é fundamental, para que a violência contra mulher não seja um fato social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.