Uma vez que, a velhice é estigmatizada como senilidade, subentende-se que, pessoas avançadas em idade não precisam de nada além de cuidados médicos. O absurdo dessa ideia se encontra no fato de que o cuidado e assistência são, também, a inclusão por meio do acesso à cultura e conhecimento. Pois o que seria a mente humana sem o enriquecimento do pensamento?
Apesar dos constantes avanços científicos que elevam a expectativa de vida, conforme a modernidade, o Poder Público se abstém em cumprir seu dever, de fornecer aos idosos uma existência prazerosa. Isto é, a não existência de políticas de educação socioculturais restringe os mesmos nas suas perspectivas.
Portanto, pode-se afirmar que tais práticas da população e do Governo colocam os idosos em uma situação de desvalorização. Assim, incumbe ao Poder Executivo, aliado ao Ministério da Cidadania, colocar em prática o artigo da Constituição, ao disponibilizar atividades culturais a essa classe vulnerável, através de oficinas gratuitas e mensais, nas disciplinas de música, pintura e literatura; com o intuito de valorizar aqueles que já fizeram muito pelo país e oferecê-los vida digna.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.