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Por Camila157
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O filme “Matrix”, de 1999, mostra uma realidade futurística em que as pessoas são vítimas de um sistema de inteligência artificial o qual manipula a mete humana e cria uma ilusão de um mundo real, com escolhas. Fora da ficção, é possível notar a presença de uma tecnologia parecida que controla os usuários, e que visa o consumo massivo a fim de atender interesses financeiros.
Nessa perspectiva, é evidente como o controle dos usuários é atenuante ao problema. Consoante ao discurso de Herbert Marcuse, sociólogo alemão, a tecnologia transformou-se num novo sistema de dominação. Nesse sentido, as críticas de Marcuse são muito atuais, visto que, a tecnologia usa o controle de dados para dominar as escolhas dos usuários, ainda que lhes deem uma falsa sensação de que são eles quem detém o poder.
Ademais, Theodor Adorno, filósofo da Escola de Frankfurt, cunhou o conceito de Indústria Cultural para criticar a massificação da arte no contexto do capitalismo cultural. Diante dessa perspectiva, problemas como a manipulação do comportamento dos usuários florescem em virtude da supremacia de interesses financeiros, que ganham grandes proporções. Com isso, tem-se a objetificação dos indivíduos, que são tratados apenas como dados consumidores de determinado produto.
É indubitável a necessidade de ações para resolver a problemática. Desse modo, o Ministério de Educação e Cultura (MEC), deve promover aulas de informática, através das secretarias municipais de educação, a fim de que os alunos aprendam a usar a internet distanciando-se de serem dominados por ela. Faz-se necessário, também, que as grandes empresas de tecnologia, por meio dos desenvolvedores de aplicativos, busquem tratar os usuários como o que realmente são: pessoas e não apenas como dados consumidores. Descarte, espera-se que a realidade distancie-se da obra cinematográfica “Matrix”
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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