Avatar do usuário
Por Najulia
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#63294
A constituição de 1988, documento jurídico mais significativo do país, prevê em seu artigo 5º o direito à segurança, à liberdade e à igualdade como inerente a todo cidadão brasileiro. Contudo, tais garantias não têm se reverberado na prática com eficácia quando a explícita homofobia se mostra presente, impossibilitando desta maneira a universalização desse direito social tão expressivo. Diante dessa perspectiva, faz-se imprescindível a análise dos fatores que colaboram para esse cenário.

Inicialmente, deve-se observar e ressaltar a carência de medidas governamentais para combater a intolerância para com pessoas homossexuais, nesse sentido, a problemática vem permeando mais bruscamente no território brasileiro, causando uma série de cataclísmicos sociais. Essa conjuntura, segundo o sociólogo francês Émile Durkhiem, mostra que os fatos sociais podem ser normais ou patológicos. Seguindo por esse caminho, nota-se que um ambiente patológico, em crise, rompe toda a harmonia social, visto que um sistema corrompido não favorece o progresso coletivo, ou seja, trazendo para a temática, se há homofobia no país, o Estado não está cumprindo a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, o que infelizmente tornou-se banalidade no Brasil.

Outrossim, é urgente apontar o déficit de informação social como impulsionador do preconceito e violência no país. Como mostrado no relatório sobre a violência homofóbica no Brasil, o perfil das vítimas, mostra que em média para cada 100 pessoas que sofrem agressão por conta de sua sexualidade, 80 eram homossexuais. Em face do exposto, a falta de conhecimento e a alienação são uma das raízes que fazem culminar qualquer tipo de intolerância e discriminação. Logo, é inadmissível que esse quadro continue a perdurar.

Constata-se, portanto, a necessidade de se combater esse obstáculo. Para isso, é fulcral que o Estado, por meio de políticas públicas, crie decretos educacionais para o incentivo a não-violência, onde em sua grade curricular disponha de uma disciplina a fim de visar a inclusão social e o respeito tanto no ambiente escolar quanto fora dele. Simultaneamente, é imperativo que também existam leis que criminalizem e punem qualquer tipo de violência para com pessoas pertencentes à comunidade LGBTQI+. Desse modo, se consolidará uma sociedade mais empática, onde o governo desempenha sua função corretamente, fazendo com que a patologia descrita por Durkhiem se ressignifique de uma maneira positiva, porque é disso que se necessita na era atual, de humanos que sejam mais humanos, dando as próximas gerações um futuro no qual exista à segurança, à liberdade e à igualdade pela qual se lutou e ainda se luta.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#63312
Najulia escreveu:@eurodrigo, poderia corrigir a minha redação?
Opa, Julia! Tudo bem? Redação adicionada à minha lista. Assim que possível, trarei uma correção. Ok? Abs. :D

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Avatar do usuário
Por Najulia
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#63354
Muito obrigada.
0
Avatar do usuário
Por Najulia
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#63402
Olá,@Flaviaa, tudo bom?
Poderia corrigir a minha redação?
0
Avatar do usuário
Por Najulia
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#63444
Olá, @jherodrigues, tudo bem cntg?
Poderia corrigir a minha redação?
Iria me ajudar muitoo. Obrigada.
0
Avatar do usuário
Por Flaviaa
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#63448
Najulia escreveu:Olá,@Flaviaa, tudo bom?
Poderia corrigir a minha redação?
Claro! Se algum dos camaradas não fizer antes de mim kkkkkkkkk :)

Erre, corrija, erre e corrija novamente...
Assim sucessivamente...
Até que fique interessante...
0
Avatar do usuário
Por Najulia
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#63450
Aaahh, obrigadaaa!! Kkskk
0
Avatar do usuário
Por Najulia
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#63501
eurodrigo escreveu:Olá, @Najulia. Tudo bem, querida? Estarei analisando a sua redação. Ok? :D
okayy, muito obrigada!!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
O combate à homofobia no Brasil
por Sabina    - In: Outros temas
5 Respostas 
227 Exibições
por Felipe082
A Persistência da Homofobia no Brasil
por Yasmim090    - In: Outros temas
1 Respostas 
122 Exibições
por mduartt
Homofobia no Brasil
por artemisiana    - In: Outros temas
0 Respostas 
33 Exibições
por artemisiana
Desafio do combate à homofobia no Brasil
por Wiccano    - In: Outros temas
1 Respostas 
65 Exibições
por Wiccano
0 Respostas 
72 Exibições
por skjnxs124
Homofobia
por LeandraVi    - In: Outros temas
0 Respostas 
55 Exibições
por LeandraVi
0 Respostas 
40 Exibições
por isabellyklg
0 Respostas 
70 Exibições
por sofiassouza
0 Respostas 
72 Exibições
por sofiassouza
0 Respostas 
33 Exibições
por Pedras

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM