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Por Samyria
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#63147
No filme " Sob Pressão", mostra a difícil rotina dos médicos que tem que lidar com os muitos problemas estruturais de um hospital – O que é feito nos hospitais brasileiros, é medicina de guerra, a realidade da saúde é péssima e estamos andando para trás -- diz o ator Júlio Andrade. Fora da ficção não é diferente, uma vez que, o acesso precário da população brasileira à saúde é um problema recorrente. Essa realidade se deve, essencialmente, à demora para atender as demandas e à falta de estrutura hospitalar.
Sob esse viés, é importante ressaltar que a demora para realizar procedimentos, pode agravar os casos, que por maioria são procedimentos cirúrgicos -- afirmam especialistas, tendo em vista que para 70% da população brasileira, o Sistema Único de Saúde (SUS) é o único recurso de assistência à saúde disponível, de acordo com dados do Ministério de Saúde. Por conseguinte, ressalva-se a importância das políticas públicas que permitam melhores acessos aos hospitais para que o cenário de dilação se modifique positivamente.
Outrossim, outro fator preponderante é a falta de estrutura hospitalar, como exemplo: hospitais lotados, gerando risco de contaminação à outras doenças. Sendo uma situação deplorável, já que, a saúde é um direito de todos, de acordo com o artigo 196 da Constituição Federal. Portanto, é fundamental investimentos nas áreas da saúde, para que a desestrutura dos hospitais deixe de ser uma problemática.
Diante do exposto, são imprescindíveis meios de modificação desse cenário. Para isso, são necessárias as políticas públicas que permitam maiores acessos à saúde e investimentos na mesma, como: novos hospitais, novas metodologias de trabalho e estruturas hospitalares melhores e mais abrangentes. Dessa forma, poder-se-á atenuar o acesso precário da população brasileira à saúde, como vista em “ Sob Pressão".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Fortes
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#63270
Correção de redação - ENEM
➜ Autor(a): @Samyria
➜ Tema: O ACESSO PRECÁRIO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA À SAÚDE
➜ Material de base (🇽)
Obs.: Atenção! Lembre-se que não sou profissional e, por isso, o único intuito é ajudá-lo(a).

Legenda de correção:
➜ A1, A2 e retomadas (tese)
Elementos temáticos
➜ Ótimo! Muito bem!
➜ Poderia ser melhor
➜ Erro (desvio)
➜ Confuso (não está claro)
Repetição
➜ Desnecessário
➜ Conectivos e operadores argumentativos
➜ Repertório e/ou material sociocultural
➜ Elementos da proposta

Espelho - Introdução
No filme " Sob Pressão", mostra (C1, desvio; correto: é mostrada; é retratada) a difícil rotina dos médicos que tem que lidar com os muitos problemas estruturais de um hospital (.) ¹O (o) que é feito nos hospitais brasileiros, é medicina de guerra, a realidade da saúde é péssima e estamos andando para trás -- diz o ator Júlio Andrade. Fora da ficção (retomada/produção do repertório) não é diferente, uma vez que, o acesso precário da população brasileira à saúde é um ²problema recorrente. Essa realidade se deve, essencialmente (conectivo de modo), à demora para atender as demandas (A1 antecipado - OK) e à falta de estrutura hospitalar (A2 antecipado - OK).
Comentários
➜ A sua introdução está mediana. Você trouxe e validou um bom repertório, porém, fez mau uso de outro. Ademais, a sua tese está genérica, o que pode reduzir o nível da sua C2. Entretanto, há a presença dos elementos temáticos e, também, dos argumentos antecipados - o que é ótimo! De qualquer forma, preste atenção naquilo que não está legal.
➜ ¹ Não utilize repertórios avulsos na introdução. Note que o primeiro (em relação ao filme) é pertinente, porém, o segundo, não, afinal, foi utilizado em um momento em que não há espaço para produção. Use, assim, apenas 1 repertório no primeiro parágrafo. Ok?
➜ ² De que forma? Por que há o acesso precário? Como ele se dá no cenário brasileiro? É por conta da desigualdade? Está relacionado ao SUS? Lembre-se: a sua tese precisa evidenciar um ponto de vista claro, não genérico. Pontuar que o acesso precário é um problema recorrente torna-se redundante, até porque, o próprio tema já traz essa compreensão. De todo modo, eu entendi - deduzindo - o que você quis passar, porém, o corretor não tem obrigação de pensar em algo que vai além do seu texto, entende? Atente-se a isso!

Espelho - Desenvolvimento 1
Sob esse viés (retomada/continuação) , é importante ressaltar que a demora para realizar procedimentos, (retirar) pode agravar os casos (retomada do A1 antecipado - OK), que por maioria (C1, desvio; correto: ..., por maioria,...) são procedimentos cirúrgicos -- afirmam especialistas, tendo em vista que para 70% da população brasileira, o Sistema Único de Saúde (SUS) é o único recurso de assistência à saúde disponível, de acordo com dados do Ministério de Saúde. (não produtivo) Por conseguinte (continuada/efeito), ¹ressalva-se a importância das políticas públicas que permitam melhores acessos aos hospitais para que o cenário de dilação se modifique positivamente. (antecipação da proposta)
Comentários
➜ O seu desenvolvimento está incompleto. Você trouxe bons dados e referências, porém não pontuou argumentos que os validassem. Logo, esse parágrafo tornou-se expositivo. Cuidado! A sua C2, bem como a C3, necessita de argumentos para ser bem colocada. Ah, não se esqueça: a antecipação da proposta - quando aparece só - não é considerada um argumento.
➜ ¹ Traga argumentos no desenvolvimento. Note que você trouxe, até então, apenas dados e referências, e, no momento de trazer a argumentação e contextualização, antecipa a proposta que veremos na conclusão. Lembre-se: os parágrafos de desenvolvimento precisam conter, obrigatoriamente, a defesa da sua tese (ou seja, nesse caso, do seu A1). Do modo feito, todos os seus repertórios tornam-se improdutivos.

Espelho - Desenvolvimento 2
Outrossim (retomada/adição), outro fator preponderante é a falta de estrutura hospitalar (retomada do A2 antecipado - OK), como exemplo: hospitais lotados, gerando risco de contaminação à (de) outras doenças. Sendo (substituir) Nesse sentido, entende-se essa precariedade estrutural como uma situação deplorável, já que, a saúde é um direito de todos, de acordo com o artigo 196 da Constituição Federal. ¹Portanto (conclusão), é fundamental investimentos nas áreas da saúde, para que a desestrutura dos hospitais deixe de ser uma problemática.
Comentários
➜ Esse desenvolvimento está mediano, entretanto, melhor do que o anterior. Você trouxe, pertinentemente, um exemplo da falta de estrutura (poderia trazer outros) e uma boa abordagem em relação à CF. Porém, os seus argumentos continuam rasos, o que prejudica - e muito - a sua nota. Então, atente-se aos comentários e sugestões.
➜ ¹ Ao invés de antecipar a proposta como forma de contextualização, você poderia, antes, adicionar uma breve explicação de como a falta de estrutura afeta a massa brasileira. Nesse sentido, poderia haver uma contextualização em relação ao SUS, né? Até porque, no primeiro desenvolvimento, você apenas citou-o, não apresentando o porquê dele ser referência nessa temática, que envolve a precariedade de saúde. Caso você trouxesse esses argumentos, depois, aí sim, poderia finalizar com a antecipação da proposta, de forma a ratificar a problemática. Ok?

Espelho - Conclusão
Diante do exposto (retomada/conclusão), são imprescindíveis meios de para a (substituir) modificação desse cenário (retomada da problemática - OK). Para isso, são necessárias as (retirar) políticas públicas (AÇÃO) que permitam (FINALIDADE DA AÇÃO) maiores acessos à saúde e investimentos na mesma, como: (MEIO/EXEMPLIFICAÇÃO) novos hospitais, novas metodologias de trabalho e estruturas hospitalares melhores e mais abrangentes. Dessa forma, poder-se-á atenuar o acesso precário da população brasileira à saúde, como vista em “ Sob Pressão" (comprovação de plano de texto - OK).
Comentários
➜ Cuidado! Você trouxe uma ação completa (com finalidade e meio), porém esqueceu do principal: o agente, ou seja, quem deve realizá-la. Ademais, há a ausência, também, de algum detalhamento. Por isso, a sua C5 não será maximizada. Ok?

Avaliação final
Comentários
➜ Você possui um conhecimento mediano em relação ao gênero dissertativo-argumentativo de texto - podendo, é claro, melhorar. Essa correção é totalmente voltada ao modelo Enem, então, todos os critérios avaliativos utilizados foram retirados da própria cartilha do corretor. De todo modo, atente-se aos erros, principalmente, estruturais e, claro, vicie-se nos acertos! Sucesso! :D

Nota
➜ C1 (140)
Justificativa: Não houve muitos desvios, mas, 4, naturalmente, diferentes. Nesse caso, alguns corretores pontuariam o nível 4, outros, entretanto, o 3. Por conta dessa diferença de análise, como são 2 corretores oficiais no Enem, a sua C1 foi reduzida ao nível 4/3 = 140.
➜ C2 (120)
Justificativa: Houve a utilização de bons repertórios, porém, em maioria, não produtivos - poucos argumentos; além, é claro, da não clareza da tese. Entretanto, há a comprovação do projeto de texto, bem como os elementos temáticos e argumentos antecipados. Por isso, a sua C2 foi reduzida ao nível 3.
➜ C3 (120)
Justificativa: A compreensão da proposta, de forma argumentativa, foi mediana. Por isso, a sua C3 foi reduzida, também, ao nível 3.
➜ C4 (200)
Justificativa: Houve uma boa fluidez de conectivos e operadores, então, a sua C4 foi maximizada.
➜ C5 (120)
Justificativa: Há a ausência de 2 dos 5 elementos obrigatórios para a proposta de intervenção: agente e detalhamento. Por isso, a sua C5 foi reduzida ao nível 3.

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Por Samyria
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#63287
@eurodrigo Muito obrigada, irei melhorar. Agradeço por ter disponibilizado seu tempo para corrigir, é de suma importância para mim❤
Fizeste uma bela correção, parabéns ❤
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Por Fortes
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#63295
Samyria escreveu:@eurodrigo Muito obrigada, irei melhorar. Agradeço por ter disponibilizado seu tempo para corrigir, é de suma importância para mim❤
Fizeste uma bela correção, parabéns ❤
Não precisa agradecer, Samy! Espero que tenha compreendido a análise. Ah, e sem desânimo, hein? ;)

Sucesso! Abs. :D

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Por Najulia
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#63298
Alguém poderia corrigir a minha redação?
"Brasil, país da homofobia?" Esse é o tema, iria me ajudar muito se alguém comentasse também. Agradeço desde já.
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Por Fortes
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#63299
Najulia escreveu:Alguém poderia corrigir a minha redação?
"Brasil, país da homofobia?" Esse é o tema, iria me ajudar muito se alguém comentasse também. Agradeço desde já.
Oi, Julia. Tudo bem? Marque o meu user (@eurodrigo) na sua redação, se possível. ;)

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Por Najulia
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#63301
Ahh, vou marcar sim, muito obrigadaaa
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