Primeiramente, o ato de agredir verbalmente alguém pode dar-se por diversos motivos (que em sua maioria não são justificáveis), como por exemplo: aparência física ou formas distintas de pensar ou agir. Segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, 8,9% dos estudantes brasileiros são vítimas frequentes de ataques psicológicos por seus colegas, que os excluem e fazem piadas em relação as suas aparências.
Consequentemente, eles desenvolvem problemas de ansiedade, fobia social, baixo auto estima ou depressão. Ademais, vê-se que por inferência disso, muitos perdem a vontade de ir à escola ou socializar-se, por receio de que os ataques ocorram novamente.
Dado o exposto, é necessário que haja interferência maior das escolas para combater esse tipo de violência entre os alunos, por meio de debates gerados por professores ou coordenação com o fito de conscientizar as graves consequências que isto causa, tanto ao agressor quanto a vítima. Além disso, oferecer apoio psicológico as vítimas para que não desenvolvam traumas ainda maiores, visando melhores condições de relações sociais nas escolas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada