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Por Mandsb
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Violência é toda forma de maus-tratos físicos, verbais, psicológicos ou sexuais. Lamentavelmente nota-se a presença da maioria (ou todas) nos ambientes escolares. Porém, entre elas, a mais corrente é a violência verbal, tanto entre alunos como professores.
Primeiramente, o ato de agredir verbalmente alguém pode dar-se por diversos motivos (que em sua maioria não são justificáveis), como por exemplo: aparência física ou formas distintas de pensar ou agir. Segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, 8,9% dos estudantes brasileiros são vítimas frequentes de ataques psicológicos por seus colegas, que os excluem e fazem piadas em relação as suas aparências.
Consequentemente, eles desenvolvem problemas de ansiedade, fobia social, baixo auto estima ou depressão. Ademais, vê-se que por inferência disso, muitos perdem a vontade de ir à escola ou socializar-se, por receio de que os ataques ocorram novamente.
Dado o exposto, é necessário que haja interferência maior das escolas para combater esse tipo de violência entre os alunos, por meio de debates gerados por professores ou coordenação com o fito de conscientizar as graves consequências que isto causa, tanto ao agressor quanto a vítima. Além disso, oferecer apoio psicológico as vítimas para que não desenvolvam traumas ainda maiores, visando melhores condições de relações sociais nas escolas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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