Dessa maneira, é intrínseco desde á época do Brasil império não haver investimentos na educação que é a base alicerce nos países desenvolvidos. "De acordo com o geógrafo Milton Santos, no texto "As cidadanias mutiladas", a democracia só é efetiva quando atinge a totalidade do corpo social, ou seja, na medida em que os direitos são universais e desfrutados por todos os cidadãos.
Ademais, se faz necessário, o comprometimento do Governo Federal brasileiro com os mais jovens que são a engrenagem do futuro de uma sociedade, e é corriqueiro mencionar que a saúde, educação, segurança e lazer, são o caldo formador de uma base social pujante; iludibriar a população é algo repugnante e culminante em uma situação cada vez mais pior. Em um breve discurso, o pensador Dr. Enéas Carneiro, foi feliz ao exprimir: "A verdade é clara como a água de rocha, como liquor de quem não tem meningite séptica". Sob essa perspectiva, segundo o Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (IPEA), foram assassinados no país: 33.590 jovens no ano de 2016, ou seja, um acréscimo percentual de 7,4% em relação ao ano anterior (2015). Sob essa ótica, infelizmente se expõe um quadro deletério que o Brasil não é um país agradável para os mais jovens viverem e avançarem em suas carreiras profissionais.
Infere-se, portanto, uma ação conjunta dos órgãos competentes tais como o Ministério da Segurança Pública, Saúde, Esporte, Lazer e Educação: angariarem verbas por meio do Governo Federal. Para que conclua-se possível combater a insegurança vivenciada pelos adolescentes, buscando o modo e detalhamento do que está deficitário em cada um dos ministérios, para que assim, seja possível criar-se uma Lei de forma imutável assegurando de fato a integridade dessas pessoas, e, consequentemente tenham um Norte em suas vidas. Outrossim, sejam capazes de gozar da segurança em todas as esferas; sendo instruídos pela a educação que é a base da evolução sociocultural.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.