Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a desigualdade na reintegração desses detentos na sociedade brasileira. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura -se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, presente no artigo 6° da constituição federal de 1988, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o preconceito como impulsionador da desigualdade na reintegração desses detentos, já que as ações mediáticas não corroboram para mudar a visão da sociedade sobre este assunto. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende -se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é necessário que os órgãos públicos por intermédio de ações midiáticas criem programas para incentivar a ressocialização de detentos. Assim, torna-se-à possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada