Sob esse aspecto, convém destacar que o individualismo da sociedade, preocupada apenas em obter lucro, é um agravante para a problemática. Segundo o IBGE, o Brasil possui somente 12% da área original da Mata Atlântica, o bioma mais desmatado do país. Desse modo, pode-se observar que esse ecossistema é o que contém a maior parte dos animais ameaçados de extinção, por ser o mais degradado e invadido pela atividade comercial humana desde os tempos coloniais. É, pois, inadmissível que tal comportamento individualista se perpetue, visto que afeta a manutenção da biodiversidade e, posteriormente, pode atingir a própria saúde e bem-estar humano.
Além disso, vale ressaltar que a negligência estatal representa outra principal causa do problema. De acordo com a Constituição Federal Brasileira de 1988, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e preservado. Dessa forma, constata-se que o perceptível aumento no número de espécies em ameaça de extinção, seja pelos desmatamentos e queimadas, seja por outras atividades nocivas, revela que o poder público não tem cumprido seu dever essencial de garantir a proteção do meio ecológico. Logo, é inaceitável que as autoridades brasileiras permaneçam omissas diante de tal problemática.
Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para isso, o governo federal aliado ao Ministério do Meio Ambiente deve, por meio de verbas governamentais, criar medidas de agravamento das punições direcionadas aos crimes ambientais, de modo que diminue a participação do homem nas práticas prejudiciais à natureza. Ademais, o Ministério da Educação pode investir em projetos educacionais em escolas, com participação de professores e biólogos, para o desenvolvimento de um pensamento mais sustentável e protetor diante da preservação das espécies. Somente assim, o Brasil poderá atingir o que se propõe na Magna Carta brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada