Primeiramente, o desinteresse do Estado influencia diretamente no comportamento da sociedade, que exclui de várias formas os moradores de ruas, com repressão, indiferença e violência. Torna-se evidente, portanto, a ineficácia do Estado em considerar essas pessoas sem teto como um todo. Segundo o filósofo immanuel Kant, "age como se a máxima de tua ação devesse tornar-se, através da tua vontade, uma lei universal", mostrando que as pessoas devem tratar o próximo como gostariam de ser tratados. Nesse sentido, evidencia-se a importância da atuação do estado para combater a problemática.
Ademais, a falta de oportunidades leva muita gente para o mundo do crime e das drogas, que é resultado da falta de condições mínimas de educação, de saúde e de um teto para morar, em que nasce grande parte da população. Diante disso, percebe-se que essas pessoas não têm a oportunidade de um emprego e nem tem uma renda que possa sustentá-los. O pesquisador Marco Antônio Carvalho Natalino, do Instituto de Pesquisa Econômica aplicada(Ipea), afirma que "o tamanho da população em situação de rua no Brasil sempre tem relação com pobreza, desigualdade social e infraestrutura urbana."
Portanto, medidas são necessárias para diminuir a população em situação de rua no Brasil. O Estado em conjunto com o MEC, deve promover ações que atuam nessa causa e que mudem a mentalidade das pessoas, para que não aconteça a exclusão social como em "Naruto", e também devem desempenhar projetos de capacitação, através de cursos que preparem esses moradores para ingressarem no mercado de trabalho, por meio de professores voluntários, a fim de que ocorra a diminuição de moradores de rua no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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