De início, é notório destacar que as vítimas do trabalho análogo ao de escravo são pessoas desempregada e que procuram quaisquer serviços, para que consiga pelo menos uma quantidade mínima de dinheiro para sair das condições precárias em que vivem. Isso porque a desigualdade no Brasil é algo marcante, devido a concentração da renda. A dificuldade de acesso à educação também influencia nas decisões tomadas, visto que, de acordo com uma pesquisa realizada pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), a maioria das pessoas que vivem nessas condições são analfabetas funcionais. Com isso, é perceptível que as desigualdades financeiras são fatores determinantes para que exista a condição do trabalho análogo ao de escravo.
Ademais, cabe ressaltar que esse tipo de trabalho escravo pode gerar problemas físicos e psicológicos para o indivíduo devido as condições precárias vividas por ele. Como é o caso dos 17 funcionários responsáveis por cuidar dos animais na Vaquejada da Serrinha, na Bahia, que ficavam no mesmo ambiente que os animais, onde comiam e dormiam, um ambiente sem higiene e com fezes dos animais. Esse contexto envolve a escravidão no século XVI, no qual os trabalhadores escravos eram mais “vantajosos” visto que não precisavam ser remunerados e nem ter boas condições de trabalho. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer que esse processo resultou hoje no trabalho análogo ao escravo.
Portanto, com o objetivo de minimizar o trabalho análogo ao de escravo, é dever do Ministério Público do Trabalho aumentar a fiscalização em cima dos locais de emprego por meio dos auditores fiscais do trabalho. Além do mais, cabe ao Ministério da Educação dar apoio a pessoas com baixo nível de escolaridade e auxiliar para que elas recebam ajuda do Superministério da Cidadania através de políticas como o Bolsa Família. Somente assim o país conseguirá diminuir cada vez mais a ocorrência do trabalho análogo ao de escravo dentro do território.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.