Avatar do usuário
Por Joaoneves
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#62896
“O que me impede de sorrir é tudo que já perdi. Eu fechei os olhos e pedi para quando abrir, a dor não estar aqui, mas não é fácil assim”. Esse trecho da música “Indestrutível”, da Drag Queen Pabllo Vittar, descreve o sofrimento diante da realidade que pessoas LGBTQ+ enfrentam no Brasil. Tal cenário violento é tão preocupante que, segundo a ONU, a cada 20 horas uma pessoa LGBTQ+ morre no Brasil, simplesmente por causa da sua sexualidade.

Sob uma primeira análise, há uma incoerência em relação ao índice de violências contra a diversidade sexual. Em decorrência dessa agressividade, não faz sentido o evento da “Parada Gay”, em São Paulo, ser tão famoso, atrair inúmeros turistas e o país ainda permanecer com altos índices de violência contra as pessoas que celebram o evento. Além disso, de acordo com o site UOL, o Brasil é o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo, em contrapartida também é um país que consome exageradamente pornografia com pessoas transsexuais. Logo, é incoerente que um país repleto de conteúdo LGBTQ+ tenha tais índices de violência contra essa comunidade.

Consoante a essa violência, o STF criminalizou a LGBTfobia em Junho de 2019, uma grande vitória para a “comunidade arco-íris”. Embora a decisão do Supremo Tribunal Federal tenha beneficiado o público LGBTQ+, enfureceram-se alguns religiosos como o pastor Silas Malafaia e o deputado Marco Feliciano, os quais consideram a criminalização como ameaça à liberdade de expressão religiosa. O descontentamento por parte dos cristãos religiosos com a situação, evidencia a atitude preconceituosa e retrógrada presente em nosso país, devido à forte influência religiosa nele contida.

Assim sendo, é de urgência importância que a Constituição passe de uma folha de papel para uma ação respeitosa. Afinal, como diz o Código Samurai: “uma alma sem respeito é uma morada em ruínas e deve ser demolida para construir uma nova”, deve-se reconstruir esse cenário da sociedade brasileira para que ela seja mais respeitosa e inclua a diversidade de orientações sexuais, bem como identidades de gênero. Logo, cabe às políticas públicas, aliadas ao Estado, reforçar as leis reconstruindo o cenário cruel enfrentado pela comunidade LGBTQ+, para que seus integrantes abram os olhos com vida, aliviados, e não enxerguem mais dor, nem sofrimento.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Intolerância a comunidade LGBT no Brasil
por Jaiane3518    - In: Outros temas
0 Respostas 
87 Exibições
por Jaiane3518
1 Respostas 
87 Exibições
por Loke
0 Respostas 
65 Exibições
por Migxx
0 Respostas 
52 Exibições
por Migxx
0 Respostas 
35 Exibições
por Migxx
O preconceito com a comunidade lgbtqia+
por isisjsbh2    - In: Outros temas
0 Respostas 
66 Exibições
por isisjsbh2
Desafios para Inclusão dos Lgbt no Brasil
por Thalya17    - In: Outros temas
2 Respostas 
136 Exibições
por Thalya17
Desafios para Inclusão dos lgbt no Brasil
por Thalya17    - In: Outros temas
5 Respostas 
149 Exibições
por sophiabeeo
0 Respostas 
79 Exibições
por malu115
0 Respostas 
145 Exibições
por mabi123

O avanço da tecnologia e o aumento do uso d[…]

Segundo o Ministério da Saúde, natal[…]

Desde o iluminismo, entende-se que a uma sociedade[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM