Nesse contexto, observa-se a carência de atenção para com a população menos favorecida e mais isolada do país que não têm sequer sinal de telefone. Um exemplo é o caso do aluno de 15 anos exibido no “Fantástico”, onde ele e seu irmão tinham que subir em uma árvore para obterem acesso a suas atividades escolares. Mas essa ausência de suporte se apresenta nas próprias instituições de ensino, como perceptível nas numerosas falhas ocorridas durante a aplicação do primeiro ENEM Digital nos computadores de escolas.
Desse modo, com a pandemia e a crescente globalização, a tendência dos números de evasão escolar é aumentar, o que implica diretamente em altas taxas tanto do analfabetismo funcional quanto do digital, cuja educação se mostra cada vez mais necessária. Associada a isso, ocorre a elevação do desemprego, visto que o conhecimento de informática básica se tornou uma exigência comum para trabalhos formais, tendo em vista o futuro muito mais digital inspirado por países mais desenvolvidos, cuja estrutura no Brasil se mostrou frágil com a implementação repentina do “home office” por algumas empresas quando adotaram a quarentena.
Dado o exposto, se faz necessário que o Ministério da Educação em colaboração com o Ministério da Economia, aplique verbas na criação e manutenção de estruturas como laboratórios de informática nas escolas, com profissionais e equipamentos em quantidade e qualidade no mínimo razoáveis. Isso a fim de garantir o acesso à alfabetização digital de todos os alunos desde cedo, de forma a potencializar sua inserção no mercado de trabalho. Desse modo o Brasil caminha para ser um país com mais inclusão digital disposição de oportunidades.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada