disseminação de fatores com potencial destrutivo, sejam ideologias nocivas, agentes patogénicos,
ou até mesmo teorias da conspiração. Foi assim durante a pandemia de peste bubõnica no
decorrer da baixa idade média, quando a sociedade da época teve que enfrentar não só a doença,
mas também os inumeros achismos produzidos por ignorantes e aproveitadores. Não está
acontecendo diferente durante a pandemia de covid-19, em pleno século 21.
Tendo em vista o perceptível avanço intelectual e social da humanidade durante os ultimos
séculos, era de se esperar que os achismos e charlatanismos fossem "varridos" dos debates, mas
não foi o que ocorreu. O processo de globalização acelerou a divulgação de informações e dados,
sejam eles verídicos ou não. Facilitou também a transmissão de enfermidades como a covid-19,
principalmente em nações menos favorecidas economicamente, como o Brasil. O presidente Jair
Bolsonaro é conhecido por ser um exímio negacionista do vírus e de seu potencial destrutivo,
convocou aglomerações, recomendou remédios sem eficácia comprovada, além de ter
recusado e ignorado milhões de doses de imunizantes. O Resultado, segundo o ministério da saúde em Maio de 2021, são 430
mil mortos e 15 milhões de casos da doença, o que fez com que o governante brasileiro ganhasse
o apelido de ''genocida" por parte da população.
As ações errõneas de Bolsonaro podem ser explicadas não só pela maldade e perversidade do
lider brasileiro, mas também pela disseminação de fake news e teorias da conspiração nos
ambientes digitais. O mito da cloroquina, a tese da imunidade de rebanho e a suspeita que o
governo chinês teria criado o vírus em laboratório, são apenas resultados desta troca intensa de
informações que vêm caracterizando o século 21. O processo de mundializão não produziu
apenas consequências ruins no decorrer da pandemia. No entanto, fica evidente que as redes sociais
e outros aparatos de comunicação são ferramentas poderosas, e devem ser tratadas como tal para
evitar que tenham potencial destrutivo quando encontram-se em mãos erradas. O fracasso
brasileiro na pandemia não pode ser explicado apenas pela incompetência e omissão de
algumas autoridades nacionais, mas também pela negligència de parcelas da população.
Por todos os fatos mencionados, parece ser evidente que a sociedade humana conseguiu
desenvolver métodos para combater os numerosos agentes patogénicos existentes no mundo, mas
ainda tem dificuldades para controlar informações inveridicas e conter atitudes irresponsáveis de
seus semelhantes. A humanidade está passando por uma pandemia de covid-19, negacionismo e
desinformação ao mesmo tempo. A situação no Brasil tende a piorar, mas parece que boa parte
dos brasileiros já parece saber quem é o principal responsavel pela maior tragédia de sua história.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 20
Você atingiu aproximadamente 10% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.