Em ênfase, a internet e as redes sociais enfatizam a ideia de um espaço "livre", de tal maneira que ao possuir um smartphone em mãos é possível se conectar com o mundo em qualquer lugar. Dado que de acordo com a empresa britânica Globalweblndex o Brasil está em segundo no ranque de país mais conectados. Entretanto, os maus hábitos no uso incorreto da tecnologia proporcionam malefícios.
"As redes sociais são úteis, mas também são consideradas uma armadilha, pois se não forem usadas corretamente poderão prejudicar as pessoas, sociólogo Zymunt Bauman. Em virtude, as influências negativas da internet afetam mais o público jovem, a dependência nas redes sociais é onde se encontra: A depressão, baixa autoestima, ansiedade, insatisfação pessoal, entre outros. Consequentemente, a buscar frustante dos indivíduos por uma vida que sonham para sua realidade. Na plataforma Instagram é transparente em exibir pessoas sempre felizes, corpos"perfeitos", riquezas, ostentar viagens exóticas, festas, assim validando a ideia na mente das pessoas que desejam essas aparentes situações.
Contudo, mediante a este cenário a própria plataforma Instagram, recentemente ativou funções em prol do bem estar comum, em que oferece suporte quando é pesquisado os termos "ansiedade", por exemplo, como também várias páginas online se dedicam ao apoio a essas causas, ademais o número de likes das publicações se tornou restrito. Além disso, o Ministério da Educação deve prover nas instituições de ensino a maior atenção na abordagem de temas como o consumo excessivo de internet, também palestras educativas tanto em escolas privadas, públicas. Com parceria em projetos junto ao Ministério da Saúde, no intuitivo de ilustrar de maneira clínica e educativa os impactos que as redes sociais tem na saúde mental, e saber separar o que é real, do virtual.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 90
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 90
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.