Em primeiro plano, é correto salientar que muitos cidadãos dizem que as artes urbanas são vandalismos. No entanto, a arte urbana é um meio de expressar-se emocionalmente. Assim como afirma o filósofo Berkeley “ser é ser percebido”, logo, essas obras urbanas são feitas para manifestação artística para expressar ideias e opiniões. Outrossim, a lei de número 12.408/2011 foi criada em prol de permitir, de maneira adequada (consentida pelo proprietário caso de bem público, com a autorização do órgão), que a arte urbana seja feita integralmente. Porém, algumas pessoas ainda usam desse método para fazer grafismos em calçadas e muros alheios sem a devida autorização, e sob pena de prisão, isso sim, é considerado crime.
Em sequência de análise, é importante comentar sobre a influência que as gangues brasileiras possuem nessas artes de rua. Pondo que elas utilizam do grafismo para fazer inúmeros monogramas monocromáticos e, dessa maneira, conseguem manter uma comunicação clandestinamente e ainda demarcar o território de cada gangue, assim como ocorre nas favelas do Rio de Janeiro. Entretanto, dificilmente as gangues usarão as formas artísticas com autorização dos proprietários, pelo fato disso assustar os mesmos, e assim, segundo a lei de 2011, estarão cometendo um crime.
Em suma, medidas são necessárias para que as artes urbanas tenham a devida valorização no Brasil. Logo, para que as pessoas reconheçam os verdadeiros valores delas, a população terá que ser conscientizada por organizações educacionais, como, por exemplo, o Ministério da Educação e Cultura (MEC). Isso deverá ocorrer através da distribuição de cartazes e propagandas que serão compartilhadas pela mídia, e que mostrarão a beleza dessas formas artísticas. Ainda, o Poder Executivo deverá propor novas leis garantindo a liberdade de expressão, que deverá ocorrer com o uso de verbas governamentais, de modo a coadjuvar esse poder em suas propostas. Com isso, a arte urbana cheia de significados, ficará gravada em todos os locais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.