A priori, a colonização lusitana pode ser considerada o primeiro momento em que a intolerância linguística se manifestou no Brasil. Com a chegada dos portugueses, em 1500, foram impostos diversos comportamentos para os nativos, sendo um deles a língua. Ou seja, os portugueses, por se considerarem superiores, impuseram seu idioma no território brasileiro, desconsiderando aqueles previamente utilizados pelos índios. Nesse contexto, é indubitável que tal fato possui consequências para os dias atuais, tendo em vista que o portugues é a língua oficial do Brasil e, de acordo com a Unesco, mais de 75% dos dialetos Pré-Colombianos foram extintos.
Além disso, a xenofobia, isto é, a aversão às culturas diferentes, engloba, também, tal preconceito. O Brasil, por possuir um território extenso e diverso, possuí muitas culturas e, consequentemente, uma grande variedade linguística. Tal fato, em conjuntura com o etnocentrismo -ato de considerar sua cultura superior a outra- explica, por exemplo, o fato que no Brasil o jeito de falar nordestino seja ridicularizado, caracterizando, assim, um crime de ódio.
Infere-se, portanto, a necessidade de eliminar os fatores que estimulam o preconceito linguístico no Brasil. O Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Cultura, deve promover debates nas escolas coordenados por linguistas, sociólogos e outros profissionais capacitados, explicando a variedade linguística e removendo os preconceitos pré-existentes, explicando a necessidade do respeito. Além disso, esses debates devem contar com a presença de pessoas com diferentes culturas, para que os alunos tenham um aprendizado sobre estas e, consequentemente, aprendam a não considerá-las inferiores. Dessa forma, será possível que em um futuro não muito distante, diferentemente do Cebolinha, as pessoas não sejam mais ridicularizadas pelo seu modo de falar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.