A princípio é importante destacar que nas regiões do Brasil existe a persistência do preconceito, pois os indivíduos que não seguem os padrões sociais ainda são vulneráveis pela falta de empatia da população. Nesse sentido, de acordo com o escritor brasileiro Augusto Cury, " a discriminação demora horas para ser criada, mas séculos para ser destruída" e, consequentemente, é necessário uma maior contribuição das relações sociais para destruir essa situação de vulnerabilidade discriminatória. A partir disso, faz-se urgente a elaboração de atividades das quais diminuam a incompreensão das diferenças sociais e culturais.
Ademais, vale salientar que a concepção do crescimento da violência também deve-se a pouca afinidade em se colocar no lugar do próximo, haja vista que o número de assassinatos diários é uma prova disso. À luz dessa perspectiva, segundo o ativista político Martin Luther King, "a violência cria mais problemas sociais do que resolve" fazendo-se notar que a condição dos violentados é decorrente da não resolução da indiferença social. Logo, é fundamental mostrar o quanto esse cenário preocupante precisa ser modificado para que seja possível obter uma melhora nas relações sociais.
Portanto, diante das questões supramencionadas, cabe ao Ministério da Educação - responsável pela qualidade educativa dos brasileiros- incentivar as escolas a abordarem temas sobre a importância da empatia para solucionar alguns problemas persistentes na sociedade, por meio do acompanhamento de psicólogos e professores que auxiliem os estudantes a lidarem melhor com as relações sociais. Desse modo, objetiva-se formar uma geração mais empática e capaz de diminuir a intolerância e a violência com a percepção dos seus erros de incompreensão como é retratado na animação "Lucas - um intruso no formigueiro".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.