A série de televisão “Insatiable” narra a vida de Patty, retratando como a protagonista lida com seus transtornos associados ao peso. Na obra, a adolescente sofre bullying na escola por ser gorda, e acaba descontando sua raiva e frustação consumindo alimentos de alto teor calórico. Assimilando à realidade, percebe-se que, no Brasil, o sobrepeso é um problema que atinge mais da metade da população, ocasionando diversos problemas de saúde, como a obesidade.
Alguns transtornos psíquicos, como a ansiedade e a baixa-autoestima, são um dos principais fatores no ganho excessivo de calorias, levando muitos indivíduos a se alimentarem de forma compulsiva, buscando sensações de prazer e satisfação em meio às situações de tensão e angústia. O mau hábito alimentar da população brasileira se deve, na maioria das vezes, à intensa rotina de trabalho; muitas pessoas dispensam uma refeição de qualidade e acabam preferenciando alimentos de rápido preparo – os chamados fast foods. Dessa forma, torna-se infrequente a prática de exercícios físicos, provocando o sedentarismo. A consequência desses fatores é o ganho excessivo de peso e o desenvolvimento de doenças como diabetes, colesterol alto, hipertensão e acidente vascular cerebral, por exemplo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 2017, a obesidade atinge um em cada cinco brasileiros.
Portanto, “a obesidade e as doenças crônicas relacionadas à alimentação são desafios globais e o seu controle e prevenção exigem a adoção de políticas urgentes”, evidencia a coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini. À vista disso, cabe ao governo criar mais academias ao ar livre e, juntamente com emissoras de televisão aberta, desenvolver campanhas, através de anúncios, sobre os perigos da obesidade e incentivo ao consumo de alimentos mais saudáveis. Ademais, as instituições de ensino devem adotar métodos de aprendizado mais abrangentes sobre formas de alimentação saudável e práticas de exercícios físicos para que, no futuro, haja uma sociedade mais consciente e saudável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.