O filósofo Pierre Levy, em sua obra "Ciber cultura", destaca diversos pontos da internet sobre a sociedade, sendo alguns deles a possibilidade de acesso amplo de conteúdo, compartilhamento e a formação de comunidades que partilham interesse e afinidades. Todavia, muitos acabam por usufruir dessas características para a veiculação de notícias falsas. tendo em vista, como descrito na teoria do "Fim das metanarrativas", de Lyotarde, a pós-modernidade sofrendo com a crise das verdades, certezas e utopias fundamentais, que consequentemente, facilitam para o acolhimento de qualquer notícia, mesmo questionável, como verídica.
Ademais, esses fatores citados por Levy, como a disseminação de conteúdos sem muitas restrições, e a capacidade de manter-se em uma comunidade online de pessoas que compactuam com as mesmas ideias e opiniões, também colaboram com a credibilidade dessas notícias, quanto aos termos viés de grupo e viés de confirmação, apontados pelo psicólogo Peter Wason, no qual um indivíduo na maioria das vezes, aceita com mais descuido notícias compartilhadas por algum conhecido em um grupo dentro de uma rede social ou que confirme suas ideologias e modo de pensar. Tornando ainda mais problemática a resolução dos entraves sobre a desinformação na internet.
Portanto, diante dos fatos apresentados, urge que o governo por meio de palestras na rede e debates interativos em emissora de tv - através de programas como o " encontro com Fatima Bernardes" ou que atinjam grande audiência - auxilie na educação midiática e na educação digital da população, os ensinando como navegar de forma segura e crítica. para que enfim a sociedade comece a enxergar com mais exatidão os impedindo que cair em mais armadilhas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.