É notável uma grande falta de empatia na sociedade brasileira, principalmente no momento pandêmico em que o mundo se encontra. Muitos países já conseguiram conter o avanço da doença, Covid 19, contando com a colaboração do conjunto social, onde as pessoas entenderam que o melhor a se fazer é seguir as normas sanitárias. Em contrapartida, no brasil, mesmo com alto índice de mortes diárias, vê-se muitas pessoas burlando e não se importando com as regras de conduta propostas pela OMS (organização mundial da saúde), deixando o egoísmo e a falta de consciência imperar em um momento onde o contrário deveria ocorrer.
Diante desse cenário, é importante ressaltar que a família tem fundamental importância no desenvolvimento humano e nas atitudes praticadas em sociedade, pois é neste seio que os primeiros exemplos e ensinamentos são absorvidos. Porém, o que se vê na contemporaneidade são muitos pais que, por falta de tempo e pela desestrutura afetiva acabam deixando escapar atitudes discriminatórias, falas egoístas e preconceituosas, mostrando ideias contrárias ao que pregam. Esse contexto faz com que crianças e adolescentes cresçam confusos diante dos valores sociais, pois prega-se algo e faz-se diferente.
Portanto, diante da necessidade de desenvolver a prática da empatia no círculo social, é imprescindível que os exemplos de solidariedade e amor ao próximo sejam frequentes no meio familiar, pois como dito, este tem grande influência na formação do ser humano. Ademais, também cabe ao ministério da saúde em parceria com as instituições escolares desenvolver projetos que incentivem a reflexão acerca de práticas e atitudes que podem melhorar as relações sociais, afinal segundo Oscar Wilde: “a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de uma nação”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada