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Por Naathy
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Em 1888 foi sancionada a lei áurea pela princesa Isabel, com intuito de proporcionar a dignidade humana e abolir a escravatura no Brasil. O que outrora os escravos viviam em péssimas condições de vida, horas extenuantes de trabalho, o que nessas condições negligência a forma digna de trabalho. Com a evolução do trabalho e a ampliação dos direitos trabalhistas passou a ser vista como forma dignificadora e valorizou - se o trabalho do ser humano.

No período da revolução industrial havia então o processo de renovação, mudança da manufatura para maquinofatura, os trabalhadores tinham péssimas condições de vida, saúde, horas extenuantes de trabalho e recebiam pouco salário. O cartismo surgiu então com a revolta dos trabalhadores, exigindo mais do salário, melhores qualidades de vida e também sociais. Dito isso, o movimento cartista coloca - se em destaque as exigências e a construção das melhores relações e condições de trabalho para o ser humano.

Com o avanço tecnológico de informações e trabalho intelectual, passou a ser muito valorizado pelas empresas como também pela população. A oferta trabalho que utiliza de tecnologia tem sido recorrente. Embora aparentemente essa forma de trabalho seja boa e confortante, esconde desvantagens. Evidencia - se a dependência excessiva da tecnologia, causando o aparecimento do sendentarismo, problemas psicológicos, vasculares e fator do corte de relacionamentos pessoais com outros indivíduos, o que na verdade é importante para o ser humano. Por conseguinte, o trabalho na atualidade acaba suscitando a alteração de horas trabalhadas que as empresas submetem aos trabalhadores. De modo que, deve - se proporcionar limites ao trabalho e inferir atividades mais saudáveis.

Em síntese, a dignidade dos direitos trabalhistas foi proporcionado no Brasil por Getúlio Vargas pela CLT ( Consolidação das leis trabalhistas ). Nesse sentido, todo trabalhador deve ter direto nas normas das leis trabalhistas. O governo deve atentar - se as empresas que utilizam tecnologias, atribuir atividades físicas e esportes e limites de carga horária fora do ambiente de trabalho. Contribui - se assim o Brasil estará dando grandes passos para a valorização do trabalho dignificante ao ser humano.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Naathy
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#62286
@camis23 olá, você pode corrigir minha redação ? 😊
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Por camis23
#62314
@Naathy, olá, bom-dia! posso sim corrigir sua redação.

Em 1888 foi sancionada a Lei Áurea, pela princesa Isabel, com o intuito de proporcionar a dignidade humana e abolir a escravatura no Brasil, visto que os escravos viviam em péssimas condições de vida, horas extenuantes de trabalho, o que nessas condições negligencia a forma digna de trabalho. Com a evolução do trabalho(Insira o conector) e a ampliação dos direitos trabalhistas, o aspecto laboral passou a ser visto como forma dignificadora e valorizou-se o trabalho do ser humano.(Explicite a tese, que são os fatores que fomentam a problemática e que serão discutidos nos parágrafos 2 e 3)

No período(Insira o conector) da Revolução Industrial havia o processo de renovação dos sistemas de produção, a(Atente-se ao paralelismo) mudança da manufatura para maquinofatura, entretanto, os trabalhadores tinham péssimas condições de vida e de saúde, eram direcionados a horas extenuantes de trabalho e recebiam pouco salário.(Note que em vários momentos faltam estruturas para completar e dar sentido a suas construções sintática, tente se atentar a isso) O cartismo(Insira o conector) se caracterizou pela a revolta dos trabalhadores, em que várias máquinas industriais eram degradadas, com a exigência de maiores salários, de melhor qualidade de vida e também de melhores condições sociais. Dito isso, o movimento cartista coloca em destaque as exigências e a construção de melhores relações de trabalho para o ser humano.(Parágrafo sem o tópico frasal, que é a enunciação de um dos fatores que fomenta a problemática, várias estruturas mal construídas e com desenvolvimento que não consegue expressar a ideia desejada. Observe o uso de conectores para a implementação da coesão, atente-se ao fato da argumentação, e não da exposição. Inserir várias definições ou repertórios em que você se estende muito não traz visibilidade ao seu texto, e sim, a discussão que você faz em cima desse repertório, em torno do fator potencializador. Busque mostrar as consequências, as justificativas para aquele fator perdurar e o que se relaciona com ele)

Com o avanço(Insira o conector) tecnológico de informações e do trabalho intelectual, esses passaram a ser muito valorizados pelas empresas, como também pela população. A oferta(Insira o conector) de trabalho que utiliza a tecnologia tem sido recorrente, e embora aparentemente essa forma de trabalho seja boa e confortante, esconde desvantagens. Evidencia-se(Insira o conector) a dependência excessiva da tecnologia, causando o aparecimento do sedentarismo, de problemas psicológicos, de doenças vasculares e fator do corte(Utilize outra estrutura) de relacionamentos pessoais com outros indivíduos, o que na verdade é importante para o ser humano. Por conseguinte, o trabalho na atualidade acaba suscitando a alteração de horas trabalhadas que as empresas submetem aos trabalhadores, de modo que devem-se proporcionar limites ao trabalho e inserir atividades mais saudáveis.(Atente-se à criação de períodos de forma apropriada, sem quebrar uma linha de raciocínio. Aqui você aprofunda mais a discussão, só que ainda permanece sem aprofundamento, e nesse parágrafo você deveria ter focado mais no surgimento de leis trabalhistas protetivas, por exemplo. Não utilizou repertório, o que tornou sua fala muito expositiva, e sem o uso de conectores o sentido do seu texto é bastante comprometido)

Em síntese, a dignidade dos direitos trabalhistas foi proporcionado no Brasil por Getúlio Vargas pela CLT ( Consolidação das leis trabalhistas ).(Não insira repertórios na intervenção. Aqui é onde começa a proposta de medidas para coibir o problema, não discuti-lo. Ao invés disso, afirme que medidas devem ser tomadas para mitigar o imbróglio) Nesse sentido, todo trabalhador deve ter direto nas normas das leis trabalhistas.(Estrutura desnecessária) O Governo(Insira conector) deve atentar-se às empresas que utilizam tecnologias, atribuir atividades físicas e esportes e limites de carga horária fora do ambiente de trabalho.(Detalhe suas ações, as formas que serão utilizadas para executa-las) Sendo assim, o Brasil estará dando grandes passos para a valorização do trabalho dignificante ao ser humano.

COMENTÁRIO: Seu texto obedece parcialmente à estrutura dissertativa-argumentativa. Primeiro, atente-se à explicitação da tese na introdução. Segundo, atente-se aos desvios gramaticais, sobretudo, de concordância, sempre revise seu texto assim que finaliza-lo. Terceiro, insira conectores, seu texto perde demais na competência 4 sem eles, veja uma tabela dos conectores mais utilizados na redação do ENEM. Quarto, observe o molde dos parágrafos argumentativos, adote uma discussão aprofundada e a inserção de repertórios coerentes e apropriados. Quinto, obedeça aos critérios da proposta de intervenção "quem? o quê? como? para quê?" e detalhe bem, sobretudo, se fizer uso de um só agente. No mais, com esforço e muito treino sua nota se alavancará consequentemente. :)
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