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Por MABELL
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#62260
A diferença de renda, educação e localidade são aspectos que formentam a desigualdade social. No Brasil, essa desigualdade é endêmica e a presença da pandemia da COVID-19 evidenciou essa disparidade social. Sendo uma questão histórica e cultural perpertuada pelo Governo, há a necessidade de mudar essa perspectiva minimizando essa desigualdade em prol da qualidade de vida da sociedade brasileira.
Com a ideia do sociológo Max Weber acerca das classes sociais e a forte influência da pirâmide nas diferenças financeiras, educacionais e espacial. Logo, essa ideia exemplifica o abismo entre o topo da pirâmide, classe alta, e a base , classe baixa e seus subníveis. Principalmente no Brasil, que subiu na média do coeficiente Gini, índice de rendimento, de 0,603 no final de 2019 para 0,640 no 2° trimestre de 2020, segundo a pesquisa da PUCRS divulgada em outubro de 2020. Nessa perspectiva, é possível avaliat como a distancia entre classes influencia na qualidade de vida da população.
Desse modo, é notório que desde a emigração rural e a urbanização é identificável como a segregação socioespacial se instaurou no Brasil e como se tornou evidente com a pandemia, em que apresenta dados expressivos dos impactos na economia que reflete nessa desigualdade de classes. Por exemplo, a queda de -3,2% dos rendimentos do topo da pirâmide, em contraste a queda de -32,1% da base, segundo a pesquisa da PUCRS 2020. Nesse sentido, é possível avaliar como a pandemia e a crise finaceira influenciaram nesse cenário desigual.
Em suma, o cenário da pandemia e a forma de atuação a ele permitiu o aumento da disparidade entre as classes. Como meio de minimizar essa distância, o Governo junto ao Ministerio da Economia devem permanecer diaponibilizando o auxilio emergencial para as famílias afetadas diretamente pela pandemia, por meio de um valor suficiente para as despesas e sustentação dessas famílias durante todo esse período. Além do Governo em parceria com o Ministério da Educação para disponibilizar especialização e disponibilidade para os trabalhos em Home Oficce. Ademais, continuar com os programas sociais e as medidas de prevenção ao virús, medidas que em médio prazo promoverão mudança dessa realidade social e melhor qualidade de vida para os brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por camis23
#62272
@MABELL, olá, bom-dia! posso sim corrigir sua redação.

A diferença de renda, a escolaridade e a localidade são aspectos que fomentam a desigualdade social. No Brasil(Insira o conector), essa desigualdade é endêmica e a presença da pandemia da COVID-19 evidenciou essa disparidade social. Sendo uma questão histórica e cultural perpetuada pelo Governo, há a necessidade de mudar essa perspectiva minimizando essa desigualdade em prol da qualidade de vida da sociedade brasileira.(Essa construção se caracteriza como uma possível antecipação da intervenção, o que não deve ocorrer durante os parágrafos 1, 2 e 3. Além disso, você não insere nenhum repertório para embasar sua fala, nem explicita a tese, que são os fatores que serão discutidos nos parágrafos e que fomentam a problemática)

Com a ideia(Insira um conector e faça uso de outro pois esse não especifica a linha de raciocínio que você que evidenciar) do sociólogo Max Weber acerca das classes sociais e a forte influência da pirâmide(Que pirâmide? Eu imagino que seja a pirâmide social, mas você precisa especificar isso na sua produção) nas diferenças financeiras, educacionais e espaciais(Atente-se à concordância). Logo, essa ideia exemplifica o abismo entre o topo da pirâmide, a classe alta, e a base, a classe baixa e seus subníveis. Principalmente no Brasil,(Insira conector) que subiu na média do coeficiente Gini, índice de rendimento(Defina melhor, o Índice de Gini mede o nível de desigualdade social), de 0,603 no final de 2019 para 0,640 no 2° trimestre de 2020, segundo a pesquisa da PUCRS divulgada em outubro de 2020. Nessa perspectiva, é possível avaliar como a distância entre classes influencia na qualidade de vida da população.(Seu parágrafo apresenta um molde considerável, porém a coesão fica extremamente prejudicada sem os devidos conectores e sem a devida argumentação. Faça uso do repertório inserido para aprofundar sua discussão, traga justificativas e consequências da permanência do imbróglio, além disso, insira o tópico frasal no inicio do parágrafo, mostre qual fator você vai comentar nesse trecho do texto)

Desse modo, é notório que desde a emigração rural e a urbanização é identificável como a segregação socioespacial se instaurou no Brasil e como se tornou evidente com a pandemia, a qual apresenta dados expressivos dos impactos na economia e que se reflete na desigualdade de classes. Por exemplo(Insira o conector), a queda de 3,2%(Não é necessário o sinal de negativo, pois você já fala que foi uma queda) dos rendimentos do topo da pirâmide, em contraste a queda de 32,1% da base, segundo a pesquisa da PUCRS 2020. Nesse sentido, é possível avaliar como a pandemia e a crise financeira influenciaram nesse cenário desigual.(Aqui você usa novamente os números para tentar corroborar sua fala. Faça uso de repertórios diversificados, de outras áreas do conhecimento, e invista na discussão do problema, com o auxílio de conectores, se apoiando no seu tópico frasal)

Em suma, o cenário da pandemia e o cenário de atuação nela permitiu o aumento da disparidade entre as classes. Como meio de minimizar essa distância, o Governo junto ao Ministério da Economia devem permanecer disponibilizando o auxilio emergencial para as famílias afetadas diretamente pela pandemia, por meio de um valor suficiente para as despesas e para a sustentação dessas famílias durante todo esse período. Além disso, o Governo em parceria com o Ministério da Educação devem disponibilizar especialização para os trabalhos em Home Office. Ademais, continuar com os programas sociais e as medidas de prevenção ao vírus, medidas que em médio prazo promoverão mudanças dessa realidade social e uma melhor qualidade de vida para os brasileiros.(Você insere um novo período se for inserir um novo agente interventor. Detalhe melhor as ações e as formas que serão usadas para executar essas ações, e insira a finalidade do primeiro agente)

COMENTÁRIO: Seu texto obedece parcialmente à estrutura dissertativa-argumentativa. Primeiro, atente-se aos desvios gramaticais em excesso, sempre revise seu texto assim que finaliza-lo. Segundo, insira conectores, de forma diversificada e apropriada ao longo do texto (consulte uma tabele com os conectores mais utilizados na dissertação-argumentativa do ENEM. Terceiro, faça a discussão necessária para os parágrafos argumentativos (Para observar os padrões, veja redações anteriores nota 1000 do ENEM). Quarto, veja se sua intervenção atende aos requisitos "quem? o quê? como? para quê", e faça o detalhamento necessário. Quinto, não se esqueça de diversificar os repertórios e explicitar a tese na introdução. No mais, com esforço e muito treino sua nota se alavancará consequentemente. :)
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Por MABELL
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#62283
@camis23, obrigada pela correção, vou me atentar a esses usos do conectivo e melhora a escrita e trazer dados variados. Muito obrigada🙂
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Por camis23
#62287
@MABELL, por nada! precisando pode contar comigo :)
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