Diante disso, vale ressaltar que as redes sociais são as principais ferramentas de propagação do marketing digital, pois, influenciam a “alienação social” , que seria a impossibilidade dos indivíduos terem ações e pensamentos próprios. Segundo Instituto Akatu, 76% dos 1090 entrevistados não praticam o consumo consciente, ocasionando a compra de produtos sem necessidade e a cultura de massa, afetando principalmente os jovens brasileiros que se tornam vulneráveis aos meios de comunicação.
Ademais, é notório o impacto ambiental causado pela obtenção de mercadorias em abundância, levando a exploração excessiva dos recursos naturais. De acordo com o relatório do “World Watch Institute” (WWI) , extraímos anualmente 60 bilhões de toneladas de recursos naturais. Ou seja, representa 50% a mais do que extraímos a 30 anos atrás, esse dado só mostra o desleixo e a consequência das atitudes humanas que agridem o ecossistema.
Diante dos argumentos supracitados, é evidente a necessidade de medidas que reduzam a aquisição excedente entre o público juvenil. Portanto, cabe ao ministério da economia ( órgão que executa as políticas fiscais) , em parceria com o ministério do meio ambiente , realizar campanhas publicitárias, através dos meios de comunicação, que conscientizem a consumação exagerada e a exploração em abundância da biocenose, afim de que reduza as consequências ocasionadas pelos mesmos. Através de tais atitudes, podemos gerar bons benefícios para o meio no qual vivemos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.