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Por Kaykydosilva
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#62159
"Somos feitos de carne, mas temos que viver como se fôssemos de ferro". A frase é de Sigmund Freud, médico neurologista e psiquiatra. De fato, há uma apatia estigmatizada na nossa sociedade contemporânea; hoje, porém, é de fator preocupante a desinformação dessa questão. De modo a resolver esse problema, é necessário, então, entender melhor suas causas e trata-las na raiz.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar o alto nível de casos alegados no Brasil, porquanto há uma estimativa que metade dos Brasileiros já sofreram ou sofrem com alguma classe de doenças mentais. No entanto, ao analisarmos o livro "Holocausto Brasileiro", percebe-se à analogia paralelamente a nossa sociedade atual. Essa situação configura-se como um grande obstáculo a ser sanado.

Convém, destacar, também, o desconhecimento que muitas vezes é a raiz desse estigma. Isso porque a falta de divulgação em parte da mídia e do governo, de certa forma, é muito rasa. Podemos observar o caso do menino João Victor, pelo portal R7; que tem uma rara doença neuropsiquiátrica, provindo de risos compulsivos, carecendo de realizar uma cirurgia na França, em razão que o Brasil não dispõe de uma infraestrutura adequada para tal procedimento. Visto isso, percebe-se o total abandono do estado em relação a esses casos.

Torna-se, evidente, então, que a questão das doenças mentais, hoje, apesar de parecer mínimo, é importante para a sociedade, e deve-se transparecer quanto a isso. Primeiramente, a mídia, grande difusora de informações, pode trabalhar com campanhas de divulgação em prol da importância ao cuidado desse quadro. O governo, em parceria com as escolas, poderia criar programas de conscientização para a fala do debate nas salas de aulas, e nas casas de suas famílias. O ministro da saúde, por fim, poderia implementar psicólogos e psiquiatras ao programa SUS. Objetivando, assim, um auxílio para a população no todo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por camis23
#62266
@Kaykydosilva, olá, bom-dia! irei corrigir sua redação.

"Somos feitos de carne, mas temos que viver como se fôssemos de ferro". A frase é de Sigmund Freud, médico neurologista e psiquiatra. De fato, há uma apatia estigmatizada na nossa sociedade contemporânea, porém(Não é preciso inserir "hoje", pois você acabou de afirmar que é na contemporaneidade), é de fator preocupante a desinformação acerca dessa questão. De modo a resolver esse problema, é necessário, então, entender melhor suas causas e trata-las na raiz.(Primeiro, não use essa expressão "tratar na raiz" por ser de teor informal. Segundo, explicite as causas que fomentam a problemática, pois isso é sua tese, e esses fatores serão discutidos nos parágrafos 2 e 3)

Em primeiro lugar, é importante ressaltar o alto nível de casos alegados no Brasil, porquanto há uma estimativa que metade dos brasileiros já sofreram ou sofrem com alguma classe de doenças mentais. No entanto, ao analisarmos(Não insira em hipótese alguma o verbo na primeira pessoa doo plural, seja impessoal ao longo de toda a produção) o livro "Holocausto Brasileiro"(Insira o autor da obra), percebe-se a analogia paralelamente a nossa sociedade atual. Essa situação configura-se como um grande obstáculo a ser sanado.(Primeiro, insira o repertório, mas defina o que ele é. Você apenas fala que o problema tem relação com o livro, mas não diz o que se trata o livro, nem porque ele se relaciona à problemática. Segundo, você não realiza nenhuma discussão acerca do fator, que não foi delimitado qual é durante o parágrafo, nem durante o tópico frasal do início do parágrafo, que deveria estar presente. Insira o tópico frasal, que é a enunciação de um dos fatores expostos na tese, depois seu repertório, mostre a discussão em cima do fator, as justificativas e as consequências da sua permanência, e por fim, conclua evidenciando que ele se corrobora com o repertório que você fez uso)

Convém, destacar, também, o desconhecimento que muitas vezes é a raiz desse estigma(Delimite melhor esse tópico frasal). Isso porque a falta de divulgação em parte da mídia e do Governo, de certa forma, é muito rasa. Podemos observar o caso do menino João Victor, pelo portal R7, que possui uma rara doença neuropsiquiátrica, provindo de risos compulsivos, carecendo de realizar uma cirurgia na França, em razão que o Brasil não dispõe de uma infraestrutura adequada para tal procedimento. Visto isso, percebe-se o total abandono do estado em relação a esses casos.(Parágrafo meramente expositivo. Geralmente, citar casos jornalísticos não é um tipo de repertório muito utilizado nas redações, pois você acaba tendo que gastar muitas linhas para tentar condensar o caso e se esquece de argumentar em cima do fator, que é o que precisa ser feito)

Torna-se, evidente, então, que a questão das doenças mentais, hoje, apesar de parecer mínimo(Não é necessário esse tipo de construção, logo na intervenção), é importante para a sociedade, e deve-se transparecer quanto a isso(Apenas afirme que medidas precisam ser tomadas para mitigar o imbróglio, que é o estigma relacionado às doenças mentais). Primeiramente(Diversifique o repertório de conectores), a mídia, grande difusora de informações, deve trabalhar com campanhas de divulgação em prol da importância ao cuidado desse quadro.(Você não informa nem as formas que deverão ser adotadas para executar as ações, nem informa a finalidade) O governo(Insira o conector), em parceria com as escolas, tem o papel de(Não insira construções como "talvez", "poderia", porque você já dá um ar de incerteza a sua intervenção) criar programas de conscientização(Esse tipo de construção não é aceita na intervenção, por ser extremamente abstrata) para a fala do debate nas salas de aulas, e nas casas de suas famílias.(Novamente sem as formas, nem a finalidade, e com ações sem detalhamento) O ministro da saúde(Insira o conector), por fim, poderia implementar psicólogos e psiquiatras ao programa SUS(Defina a sigla ao cita-la pela primeira vez na produção), objetivando, assim, um auxílio para a população.(No terceiro agente novamente sem detalhamento das ações e sem as formas)

COMENTÁRIO: Seu texto obedece parcialmente à estrutura dissertativa-argumentativa. Primeiro, atente-se aos desvios gramaticais, sempre revise seu texto ao finaliza-lo. Segundo, atente-se ao molde preterido nos parágrafos de argumentação, faça a discussão necessária e consistente. Terceiro, explicite sua tese na introdução. Quarto, faça uso de um repertório diversificado de conectores e os insira ao longo do texto. Por fim, faça o detalhamento necessário da intervenção, não é preciso colocar 3 agentes, pois assim você acaba perdendo o detalhamento, sempre observe se está atendendo as quatro perguntas "quem? o quê como? para quê?". No mais, com esforço e treino sua nota se alavancará consequentemente. :)
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