Em primeiro lugar, é importante ressaltar o alto nível de casos alegados no Brasil, porquanto há uma estimativa que metade dos Brasileiros já sofreram ou sofrem com alguma classe de doenças mentais. No entanto, ao analisarmos o livro "Holocausto Brasileiro", percebe-se à analogia paralelamente a nossa sociedade atual. Essa situação configura-se como um grande obstáculo a ser sanado.
Convém, destacar, também, o desconhecimento que muitas vezes é a raiz desse estigma. Isso porque a falta de divulgação em parte da mídia e do governo, de certa forma, é muito rasa. Podemos observar o caso do menino João Victor, pelo portal R7; que tem uma rara doença neuropsiquiátrica, provindo de risos compulsivos, carecendo de realizar uma cirurgia na França, em razão que o Brasil não dispõe de uma infraestrutura adequada para tal procedimento. Visto isso, percebe-se o total abandono do estado em relação a esses casos.
Torna-se, evidente, então, que a questão das doenças mentais, hoje, apesar de parecer mínimo, é importante para a sociedade, e deve-se transparecer quanto a isso. Primeiramente, a mídia, grande difusora de informações, pode trabalhar com campanhas de divulgação em prol da importância ao cuidado desse quadro. O governo, em parceria com as escolas, poderia criar programas de conscientização para a fala do debate nas salas de aulas, e nas casas de suas famílias. O ministro da saúde, por fim, poderia implementar psicólogos e psiquiatras ao programa SUS. Objetivando, assim, um auxílio para a população no todo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.