Primeiramente, é notório, que hoje em dia, as pessoas estão sempre em busca de roupas, móveis e tecnologias novas todo o tempo, todavia, muitas dessas coisas rapidamente são jogadas fora. Como apresenta o levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, que de 2003 para 2014, a geração do lixo aumentou 29%. As pessoas acreditam que o lixo jogado na rua diariamente, acumulado ou queimado, não traz nenhum malefício, porém esses resíduos fazem diferenças, pois causam grandes poluições dos rios, mares, solo e ar.
Segundamente, tendo em vista isso, as consequências que a poluição traz para os seres vivos são péssimas. Como exibe o documentário Oceano de Plástico, o qual mostra como o oceano é inundado de lixos, em que vários animais marinhos morrem por causa dos plásticos. Além dos rios imundos, que eram fonte de sobrevivência para muitas pessoas, os lixos também entopem bueiros, causam enchentes, queimados trazem muitas toxinas no ar ocasionando em muitas doenças, fatos esses desconhecido por muitas pessoas consumista, que não acreditam que o excesso do lixo gerado pelo consumo geram sérios problemas para todas as espécies.
Logo, todos os tipos de descarte de lixo afeta o meio ambiente, então, cabe a mídia por meio de propagandas, influenciar a sociedade de modo positivo, para um consumo responsável, demonstrando meios de diminuir o acúmulo do lixo, com reciclagem, trocas, doações ou reutilização. Assim o indivíduo deverá fazer sua parte para a diminuição dos inúmeros lixos que aumentam gradativamente todos os anos. Ainda, o governo também deve ajudar, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente, fazendo limpezas nos locais mais afetados pelo acúmulo de lixo, a fim de que todas as espécies sobrevivam à enorme poluição existente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.