Em primeiro plano, as precárias condições de saneamento básico e sua falta, principalmente, em áreas rurais e de difícil acesso colaboram para o avanço das epidemias no Brasil. De acordo com G1 notícias, 16% não tem água tratada e 47% não tem acesso á rede de esgoto. Nesse sentido, apesar ser um direito dos cidadãos, esse recurso é despromovido por quase metade da população, evidenciando a vulnerabilidade a contrair doenças. Causando lastramento das epidemias, como o caso da dengue, malária, leptospirose entre outros.
Segundo Aristóteles - A felicidade e a saúde são incompatíveis com a ociosidade. Dessa forma, para o combate as doenças como a ação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya isso se dedica não só trabalho para o Estado como para a população. Mais nem todas as pessoas colaboram a isto. Fazendo com que haja focos até em suas próprias casas ou jogando entulho nas ruas, trazendo em épocas de chuva o entupimento de boeiros, possibilitando enchentes, com isso várias doenças.
Portanto, medidas devem ser necessárias. Para isso, o Ministério da saúde de convocar investimentos com o Estado, para que a maioria dos cidadãos consiga adquirir acesso a uma boa qualidade de vida, como tratamento de esgoto e água potável. Outrossim, é conveniente que os ambientalistas, promovam por meio da mídia, campanhas que estimulem as pessoas a colaboração ao combate as doenças, como limpar seus quintais e jogar lixo no lugar correto. Trazendo assim o controle das epidemias.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.