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Por Clara17
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#61846
A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6, o direito a saúde a todo cidadão brasileiro. Visto que, tal alternativa não tem se movimentado quando se observa, o elevamento dos riscos de doenças epidemiológicas. Desse modo, ao analisarmos que grande parte da população sofre o precário estado do saneamento básico, e muitas vezes a falta de colaboração das pessoas para o combate dessas inferioridades.
Em primeiro plano, as precárias condições de saneamento básico e sua falta, principalmente, em áreas rurais e de difícil acesso colaboram para o avanço das epidemias no Brasil. De acordo com G1 notícias, 16% não tem água tratada e 47% não tem acesso á rede de esgoto. Nesse sentido, apesar ser um direito dos cidadãos, esse recurso é despromovido por quase metade da população, evidenciando a vulnerabilidade a contrair doenças. Causando lastramento das epidemias, como o caso da dengue, malária, leptospirose entre outros.
Segundo Aristóteles - A felicidade e a saúde são incompatíveis com a ociosidade. Dessa forma, para o combate as doenças como a ação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya isso se dedica não só trabalho para o Estado como para a população. Mais nem todas as pessoas colaboram a isto. Fazendo com que haja focos até em suas próprias casas ou jogando entulho nas ruas, trazendo em épocas de chuva o entupimento de boeiros, possibilitando enchentes, com isso várias doenças.
Portanto, medidas devem ser necessárias. Para isso, o Ministério da saúde de convocar investimentos com o Estado, para que a maioria dos cidadãos consiga adquirir acesso a uma boa qualidade de vida, como tratamento de esgoto e água potável. Outrossim, é conveniente que os ambientalistas, promovam por meio da mídia, campanhas que estimulem as pessoas a colaboração ao combate as doenças, como limpar seus quintais e jogar lixo no lugar correto. Trazendo assim o controle das epidemias.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por Ashiley
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#61852
Clara17 escreveu:@Ashiley Oiiii, poderia corrigir minha redação?😊
Posso sim
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Por camis23
#62059
@Clara17, olá, boa-noite! irei corrigir sua redação.

A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6, o direito à saúde a todo cidadão brasileiro. Visto isso, tal alternativa não tem se movimentado quando se observa a elevação dos riscos de doenças epidemiológicas. Desse modo, ao analisarmos(Em hipótese alguma insira verbos na primeira pessoa do plural em uma estrutura dissertativa-argumentativa. Seja impessoal ao longo de toda a produção) o panorama contemporâneo, observa-se que grande parte da população sofre o precário estado do saneamento básico, e, muitas vezes, a falta de colaboração das pessoas para o combate dessas enfermidades.(Na introdução você não delimita a tese, que são os fatores que são discutidos nos parágrafos 2 e 3)

Em primeiro plano, as precárias condições de saneamento básico e sua escassez, principalmente, em áreas rurais e de difícil acesso, colaboram para o avanço das epidemias no Brasil. De acordo com G1 notícias, 16% da população não tem água tratada e 47% não tem acesso à rede de esgoto. Nesse sentido, apesar de ser um direito dos cidadãos, esse recurso é destituído de quase metade da população, evidenciando a vulnerabilidade a contrair doenças, como a dengue, malária, leptospirose e entre outras.(Você não insere o tópico frasal no início do parágrafo, não faz uma discussão pertinente ao fator abordado no parágrafo, mas que não foi evidenciado no começo dele. Aprofunde sua argumentação, busque pôr consequências e justificativas para o perduro do fator exposto e fomentador da problemática)

Segundo Aristóteles, "A felicidade e a saúde são incompatíveis com a ociosidade". Dessa forma, para o combate às doenças, como a dengue, a Zika e a Chikungunya não é um trabalho só para o Estado, como também para a população. Entretanto, nem todas as pessoas colaboram a isso, fazendo com que haja focos até em suas próprias casas ou jogando entulho nas ruas, trazendo em épocas de chuva o entupimento de bueiros, possibilitando enchentes, e com isso várias doenças.(Atente-se à construção coerente de seus períodos, eles se tornam extremamente confusos ao longo do texto. Estabeleça a relação entre o repertório que você utilizou e a discussão que você vai desenvolver. Não insira frases aleatórias de pensadores, pois isso não traz visibilidade ao seu texto, e sim a argumentação da problemática e a associação dela com o repertório apropriado)

Portanto, medidas devem ser tomadas para mitigar o alastramento de epidemias(Explicite o problema). Para isso, o Ministério da Saúde deve convocar investimentos com o Estado, para que a maioria dos cidadãos consiga adquirir acesso a uma boa qualidade de vida, como tratamento de esgoto e de água potável(Você não indica as formas que essas ações devem ser desenvolvidas e detalhe melhor quais ações devem ser tomadas). Outrossim, é conveniente que os ambientalistas, promovam, por meio da mídia, campanhas que estimulem as pessoas a colaborarem com o combate às doenças, como limpar seus quintais e jogar o lixo no lugar correto, estabelecendo assim o controle das epidemias.(No segundo agente detalhe a forma que as ações serão desenvolvidas)

COMENTÁRIO: Seu texto obedece parcialmente à estrutura dissertativa-argumentativa. Primeiro, atente-se aos desvios gramaticais em excesso e às construções sintáticas, analise se elas são coerentes e sempre revise seu texto ao finaliza-lo. Segundo, obedeça aos critérios exigidos nos parágrafos de argumentação, aprofunde sua discussão, é o diferencial do seu texto. Terceiro, analise o detalhamento necessário na intervenção, veja se está obedecendo as quatro perguntas principais "quem? o quê? como? para quê?". Por fim, não esqueça de inserir repertórios pertinentes a sua produção. No mais, com esforço e treino sua nota se alavancará consequentemente. :)
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Por Ashiley
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#62198
Como já houve comentários, espero ajudar na próxima! :D
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