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Por Livinhaah
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#61839
A educação para deficientes auditivos, no Brasil, iniciou-se no período do Segundo Reinado. Todavia, mesmo que a linguagem de Libras seja a segunda língua oficial do país, o ato não se mostrou como algo incluso, já que se formou instituições isoladas daquelas de pessoas consideradas “normais” aos olhos da população. Assim, é notório os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil por causa de professores e alunos obterem preconceitos e a carência de recursos nas instituições educacionais.

Em primeiro lugar, é indubitável que muitos estudantes apresentem preconceito com aqueles que possuem deficiência auditiva, falando e agindo de maneiras consideradas desrespeitosas com os mesmos. É dado como exemplo o filme japonês, “Koe no Katachi” (Uma voz silenciosa), onde o personagem Shouya, após perceber que a estudante nova de sua turma, Shoko, era surda, começou a praticar atos maldosos com a mesma. Todavia, após crescido, o garoto mostrou-se arrependido, revendo suas ações e sequelas deixadas após a garota tentar suicídio. Compreende-se que, muitos cometem essas atitudes, por ser considerado algo distante do normal por muitas pessoas.

Além disso, na mesma obra, apesar de Shoko dominar a linguagem de sinais, era um desafio para ela se comunicar com seus colegas de classe, já que os mesmos não obtinham conhecimento da língua, conseguindo apenas através da escritura em seu caderno. Assim, é notório a escassez de ensino e recursos necessários nas escolas para aqueles que apresentam surdez. Também dificultando na comunicação fora das escolas, perdendo oportunidades de emprego.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 20

Você atingiu aproximadamente 10% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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Por Livinhaah
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#61840
Alguém pode corrigir p mim pfv?
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Por Livinhaah
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#61854
Mds, eu postei a redação errada, socorro :(( faltou uma partee
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Por Flaviaa
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#61905
Livinhaah escreveu:Mds, eu postei a redação errada, socorro :(( faltou uma partee
Kkkkkkkkkkkk, é só colocar ela completa aqui nos comentários mesmo :)

Erre, corrija, erre e corrija novamente...
Assim sucessivamente...
Até que fique interessante...
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Por Flaviaa
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#61907
Livinhaah escreveu:@Flaviaa oii, corrige p mim pfv?
Opa, pode deixar!
Envia ela completa

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Assim sucessivamente...
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Por Flaviaa
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#62152
Opa, @Livinhaah, está bem?
Trarei observações sobre seu texto.

Tema: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO EDUCACIONAL DE SURDOS NO BRASIL

Legenda:
erro
possível erro
confuso
pode melhorar
desnecessário
adequação ao tema
correção
(x) observações
"stonkis"

A educação para deficientes auditivos, no Brasil, iniciou-se no período do Segundo Reinado. Todavia, mesmo que a linguagem de Libras seja a segunda língua oficial do país, o ato não se mostrou como algo incluso, já que se formou foram formadas instituições isoladas daquelas de pessoas consideradas “normais” aos olhos da população sociedade (Não está errado! Sugeri "sociedade" porque gera uma relação mais coerente de "problema social - sociedade"). Assim, é notório os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil (faltou algo para conectar essas informações) por causa de professores e alunos obterem (por favor, não repita essa expressão, "obter preconceito" não sei se foi só pra mim, mas ficou estranho) preconceitos e a carência de recursos nas instituições educacionais (1).

...
Observações:

(1) Sugiro: "Assim, os desafios para a formação educacional de surdos são notórios através do preconceito por eles sofrido, e da carência de recursos nas instituições educacionais para tal formação. "

Outro problema encontrado em seu último período foi: "professores e alunos obterem preconceito"

Por causa desse verbo, não dá pra saber se você está falando de professores e alunos surdos ou professores e alunos sem deficiência auditiva.

:idea: Comentários gerais: Sua introdução foi realmente muito bem estruturada, possui apresentação, problematização e tese. Seu problema foi no último período, no mais, está excelente, apenas atente-se a isso, pois foi um erro um tanto grave.

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Por Flaviaa
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#62163
DESENVOLVIMENTO 1:

Em primeiro lugar, é indubitável que muitos estudantes apresentem preconceito um comportamento preconceituoso
com aqueles que possuem deficiência auditiva, falando e agindo (descarte o gerúndio) de maneiras consideradas desrespeitosas com os mesmos (também já cometi bastante esse erro, mas não se pode usar o termo "mesmo" para retomar outro termo). (conectivo) É dado como exemplo o filme japonês, “Koe no Katachi” (Uma voz silenciosa), onde o personagem Shouya, após perceber que a estudante nova de sua turma, Shoko, era surda, começou a praticar atos maldosos com a mesma. Todavia, após crescido, o garoto mostrou-se arrependido, revendo suas ações e sequelas deixadas após a garota tentar suicídio. Compreende-se, que, muitos cometem essas atitudes, por ser considerado algo distante do normal por muitas pessoas (1).

(1) Esse fechamento não ficou tão preenchido, por exemplo, o que é "considerado algo distante do normal..." ? Essa pergunta deve ser respondida dentro do próprio período, mas não foi.

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Por Livinhaah
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#62166
@Flaviaa eu já envio ela completa! é que está no meu pc e não tive tempo de mexer ainda
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Por Flaviaa
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#62167
DESENVOLVIMENTO 2:

Além disso Em segundo lugar (1) , (tópico frasal?) na mesma obra, apesar de Shoko dominar a linguagem de sinais, era um desafio para ela se comunicar com seus colegas de classe, já que os mesmos eles não obtinham possuiam (é apenas uma sugestão) conhecimento da língua, conseguindo (gerúndio) ___ ("conseguindo" o quê?) comunicavam-se apenas através da escritura em seu caderno. Assim, é notório a escassez de ensino e recursos necessários nas escolas para aqueles que apresentam surdez (para a formação daqueles...) . Também dificultando na comunicação fora das escolas, perdendo oportunidades de emprego. (2), (3)

Observações:

(1) Já que você iniciou o primeiro parágrafo de desenvolvimento com "Em primeiro lugar", nada mais coeso do que iniciar o segundo parágrafo de desenvolvimento com "Em segundo lugar", entende?

(2) Em relação ao seu repertório, não aconselho usar o mesmo tipo, quanto menos a mesma obra nos desenvolvimentos, pois isso miniminiza a sua diversidade de repertório sociocultural - eu achei ótimo, mas por precaução é melhor evitar-.

(3) Foi acrescentada uma nova informação no fim do parágrafo, e essa não foi explicada.

:idea: No geral seu desenvolvimento foi bom e está super pertinente ao tema, porém, algumas coisas comprometeram a organização e escolha dos argumentos. Além disso, não há tópico frasal no segundo parágrafo de desenvolvimento. :(

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