Em primeira instância, é imperativo pontuar que o desconhecimento informacional, no que tange a importância da vacinação, por parte do corpo social, pode gerar riscos para a saúde pública, uma vez que a vacinação protege o organismo contra patógenos. Desse modo, a Revolta da Vacina, ocorrida em 1904, explicita o que foi dito, uma vez que a população protestou contra a vacinação obrigatória em tempos de varíola, o que por sua vez, aumentou os casos e mortes da população do Rio de Janeiro. Após a referida analogia, é perceptível como as pessoas da época não tinham conhecimento sobre a necessidade e a proteção ofertada pela vacina, dado que a vacinação protege o organismo contra doenças, e consequentemente, diminui a disseminação de enfermidades. Assim, percebe-se que determinante parcela da esfera social, ainda persiste com tal pensamento retrógrado e ignorante, devido à falta de acesso à informação no que diz respeito à questões que envolvem o mundo científico.
Ademais, cabe ressaltar que a ineficácia do Estado corrobora com a questão em discussão. Dessa forma, o sociólogo Émile Durkheim constatou, após inúmeros estudos, que é dever do Poder Público se responsabilizar pelas diretrizes que envolvam a coletividade, estabelecendo, por conseguinte, o bem-estar social. No entanto, a fala do estudioso se manteve em plano teórico, uma vez que o Estado falha no momento em que não investe na saúde pública, e como resultado disso, não oferta vacina à todos, ocasionando na dispersão de doenças pelo país, afetando, principalmente, a taxa da população mais pobre e periférica, que não possui seus direitos devidamente resguardados como cidadãos brasileiros. Nesse viés, fica explícito como o descaso estatal afeta a vacinação e a sua importância.
Infere-se, portanto, na tomada de atitudes que mitiguem os obstáculos. Para isso, é papel do Ministério da Saúde -órgão responsável pelas diretrizes que envolvam a saúde pública do país- em conjunto à mídia, informar acerca da importância da vacinação e as consequências caso as pessoas não sejam imunizadas, por intermédio de campanhas, não apenas pela televisão, mas também pela internet, a fim de que o corpo social fique antenado e informado no que tange a grande relevância da vacinação para a saúde do povo brasileiro. Além disso, é necessário que o Poder Público invista mais na saúde do país, no intuito de evitar colapsos e garantir o direito à saúde de todos os cidadãos, como previsto na Constituição Federal de 1988. Logo, os coeficientes da equação podem ser solucionados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.