Segundo dados da empresa de consultoria Gallup, dentre os múltiplos benefícios do trabalho voluntário se destacam o bem-estar social e atenuação de tensões sociais proporcionados pelo mesmo. Desta forma, entende-se que problemas crônicos como a violência e a pobreza poderiam ser amenizados por ações altruístas, o que infelizmente ainda não é uma realidade no Brasil e por isso são necessárias mudanças para que a mesma ocorra.
Por conseguinte, é imprescindível citar a relação entre o trabalho voluntário e escolaridade, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quanto maior o grau de instrução, maior é a taxa de serviços voluntários realizados. No entanto, ao aplicar tais relações ao Brasil, que é um país com estruturas e sistema de educação precários, nota-se que o país ainda está longe de atingir uma sociedade altruísta ideal. Portanto, são urgentes medidas para resolver essa questão.
Em suma, para solucionar esse problema associado à desvalorização dos serviços voluntários no Brasil, urge que o Ministério da Cidadania juntamente com o Ministério da Educação promova o incentivo ao trabalho voluntário por meio de projetos interativos, políticas e melhorias das estruturas públicas na área da educação a fim de desenvolver um caráter altruísta na sociedade, com indivíduos mais generosos e aptos a ajudar voluntariamente quem está ao seu redor e desta maneira guiar a sociedade a uma realidade melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.