Em primeira análise, cabe ressaltar que a leitura é uma importante ferramenta no processo de aprendizagem. O ex-ministro da educação Mendonça Filho afirma que "Um jovem, uma criança que lê, amplia seu vocabulário, seu conhecimento e sua escrita". Dessa forma, o costume de ler é responsável pelo desenvolvimento de diversas habilidades, como maior domínio da linguagem, criatividade e potencial de concentração. Assim, percebe-se como a leitura possui um grande valor na formação de bons alunos.
No entanto, destaca-se que os educadores no Brasil não trabalham para incentivar esse costume nos estudantes. Segundo dados dos IDados, menos de 1 a cada 4 alunos têm o hábito de ler regularmente. Isso porque o instituto de ensino exige apenas a leitura de clássicos para a resolução de provas e vestibulares. Logo, vê-se que as escolas não contribuem para a leitura de forma prazerosa.
Portanto, cabe ao governo, junto ao Ministério da Educação, não só demonstrar a importância da leitura por meio de palestras educacionais nas escolas, como também a construção e ampliação das bibliotecas nas instituições de ensino públicas, para que haja uma diminuição da crise de leitores no Brasil. Desse modo, a sociedade compreenderá a importância do hábito de ler.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.