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Por Alvin97
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#61831
É notório que a mortalidade entre jovens não é um problema exclusivo do Brasil e sim mundial. Dessa maneira, vale destacar que a saúde pública deficitária e a falta de segurança pública, contribuem fortemente para esse quadro deletério.
Certamente, principalmente no Brasil, se nada for feito pensando a curto e a longo prazo, a tendência é que se aumente e agrave ainda mais esse quadro estatístico, com enfase para o nordeste por fatores de natureza governamentais, devido a má administração da máquina pública. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o pior cenário no Brasil é na região nordeste e a nível nacional a taxa de mortalidade entre jovens cresceu 7,4% no ano de 2016 em relação ao ano de 2015.
Ademias, destaca-se o enfraquecimento do Estado no que se refere ao combate a violência e o aprimoramento da saúde pública, para jovens com faixa etária abaixo dos 20 anos; deixando essa parcela da população a mercê de enfermidades e um sistema de segurança pública e educacional (como um todo) anti-jovens. Também é um grave problema, pois de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, o maior percentual na mortalidade de jovens, são indivíduos do sexo masculino e feminino de pele negra; os dados reforçam que correm 2,7 vezes mais riscos de entrar para as estátiscas.
Dessa forma, percebe-se a ineficácia do Estado no que se refere a integridade cronológica dos mais jovens. Sendo assim, se faz necessário políticas públicas que permitam maiores acessos a educação, saúde, emprego e renda. Portanto, conclui-se indispensáveis investimentos em escolas, hospitais, educação no trânsito e novas tecnologias para o monitoramento não só da segurança mas também da saúde. Sob essa óptica, por meio dessas intervenções governamentais, espera-se que solucionem o problema e a causa da mortalidade entre jovens no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por Alvin97
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#61835
Quem puder corrigir fico agradecido :D
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Por Alvin97
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#61842
@3m1ly Oi, desculpe-me o incômodo. Gostei da correção que você fez em uma redação. Se puder corrigir a minha, fico agradecido :D
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Por 3m1ly
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#61858
@Alvin97, Sem problemas, amanhã eu corrijo ;) :D :D

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
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Por 3m1ly
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#61881
Certo
Parcialmente certo
Errado
Ausência

Introdução
É notório que a mortalidade entre jovens não é um problema exclusivo do Brasil e sim mundial. Dessa maneira, vale destacar que a saúde pública deficitária e a falta de segurança pública, <Não se separa sujeito de predicado] contribuem fortemente para esse quadro deletério. (Bases Argumentativas)
Contextualização
Posicionamento

Comentário
----> A introdução está muito pequena, faltou fazer uma contextualização e expor o seu posicionamento, assim sua introdução está embrionária.

Desenvolvimento
1.
Certamente(1) (Conectivo de ligação), principalmente no Brasil < o tema é restrito ao Brasil, então já está subentendido], se nada for feito pensando a curto e a longo prazo, a tendência é que se aumente e agrave ainda mais esse quadro estatístico, com enfase <É acentuado "ênfase"] para o nordeste por fatores de natureza governamentais, devido a má administração da máquina pública. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o pior cenário no Brasil é na região nordeste e a nível nacional a taxa de mortalidade entre jovens cresceu 7,4% no ano de 2016 em relação ao ano de 2015. (Repertório sem uso produtivo)
Tópico-frasal
Argumento Complementar
Explicação da tese
Consequência do problema ou um apelo para que seja resolvido

Comentário
(1) - "Certamente" traz ideia de conclusão/consequência, então acredito que não é bom usá-la no primeiro parágrafo de desenvolvimento, pode ser no segundo, caso os problemas tenham sentido de causa e consequência.
-----> Não é possível identificar qual é o assunto que se está discutindo nesse parágrafo, além de que só há dados nele, caracterizando um parágrafo expositivo.

2.
Ademias, destaca-se ( Conectivo de ligação)o enfraquecimento do Estado no que se refere ao combate a violência e o aprimoramento da saúde pública (Tópico-frasal)(2), <Não se separa os complementos] para jovens com faixa etária abaixo dos 20 anos; deixando essa parcela da população a mercê de enfermidades e um sistema de segurança pública e educacional (como um todo) anti-jovens. Também é um grave problema, pois de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, o maior percentual na mortalidade de jovens, são indivíduos do sexo masculino e feminino de pele negra; os dados reforçam que correm 2,7 vezes mais riscos de entrar para as estátiscas <Faltou um "ti" e o acento é na sílaba "tís": "estatísticas"]. (Repertório sem uso produtivo)
Argumento Complementar
Explicação da tese
Consequência do problema ou um apelo para que seja resolvido


Comentário
(2) - Comente os argumentos principais em parágrafos diferentes.
-----> Esse parágrafo também está expositivo.

Conclusão
Dessa forma, percebe-se a ineficácia do Estado no que se refere a integridade cronológica dos mais jovens. Sendo assim, se faz <Não se inicia frase com pronome oblíquo, o correto seria "faz-se"] necessário políticas públicas (Ação) que permitam maiores acessos a educação, saúde, emprego e renda. Portanto, conclui-se indispensáveis investimentos em escolas, hospitais, educação no trânsito e novas tecnologias para o monitoramento não só da segurança, <Sempre vem vírgula antes da conjunção "mas"] mas também da saúde (Detalhamento). Sob essa óptica, por meio dessas intervenções governamentais, espera-se que solucionem o problema e a causa da mortalidade entre jovens no Brasil.
Agente
Meio/modo
Finalidade


Comentário
-----> A proposta de intervenção está incompleta, pois só possui 2 dos 5 elementos.


Espero ter ajudado, caso tenha alguma duvida é comentar, pois ficarei feliz em responder, beijos e bom estudo :D :D :D

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
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Por Alvin97
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#61890
@3m1ly Obrigado pela correção, vou corrigir os erros. :D
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Por 3m1ly
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#61892
@Alvin97, De nada :D

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
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