Certamente, principalmente no Brasil, se nada for feito pensando a curto e a longo prazo, a tendência é que se aumente e agrave ainda mais esse quadro estatístico, com enfase para o nordeste por fatores de natureza governamentais, devido a má administração da máquina pública. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o pior cenário no Brasil é na região nordeste e a nível nacional a taxa de mortalidade entre jovens cresceu 7,4% no ano de 2016 em relação ao ano de 2015.
Ademias, destaca-se o enfraquecimento do Estado no que se refere ao combate a violência e o aprimoramento da saúde pública, para jovens com faixa etária abaixo dos 20 anos; deixando essa parcela da população a mercê de enfermidades e um sistema de segurança pública e educacional (como um todo) anti-jovens. Também é um grave problema, pois de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, o maior percentual na mortalidade de jovens, são indivíduos do sexo masculino e feminino de pele negra; os dados reforçam que correm 2,7 vezes mais riscos de entrar para as estátiscas.
Dessa forma, percebe-se a ineficácia do Estado no que se refere a integridade cronológica dos mais jovens. Sendo assim, se faz necessário políticas públicas que permitam maiores acessos a educação, saúde, emprego e renda. Portanto, conclui-se indispensáveis investimentos em escolas, hospitais, educação no trânsito e novas tecnologias para o monitoramento não só da segurança mas também da saúde. Sob essa óptica, por meio dessas intervenções governamentais, espera-se que solucionem o problema e a causa da mortalidade entre jovens no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.