Diante desse cenário, é importante ressaltar que a inatividade estatal é o principal intensificador da nefasta situação de acessibilidade no país. A saber, de acordo com célebre filósofo alemão Friedrich Hegel, o Estado deve proteger os seus filhos. Nesse viés, o Brasil deveria dispor de acessibilidade que respeitasse todos os brasileiros no que diz respeito às suas diferenças. No entanto, mesmo que o país tenha uma ótima legislação sobre a temática, na prática pouco é feito, na medida em que o Estado não dispõe de acessibilidade em transportes e espaços públicos em geral para as pessoas que portam deficiências, excluindo-as de terem seu direito constitucional efetivado.
Além dessa questão, a pouca ou quase nula importância dada por muitos brasileiros provoca graves consequências para a falta de acessibilidade no país. Nessa perspectiva, segundo o importante escritor britânico Oscar Wilde: “A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de uma nação”. Seguindo essa linha de raciocínio, infere-se que, para que algo na sociedade mude, é preciso que a população fale sobre isso, notadamente a acessibilidade. Todavia, isso não acontece, e, em razão disso, pessoas com dificuldades locomotoras, problemas de visão ou audição, passam por dificuldades de inclusão em diferentes locais públicos. Logo, é de suma importância que as pessoas falem sobre a causa, assim a nação possa de fato progredir.
Portanto, com a finalidade de aumentar a acessibilidade no Brasil para os sujeitos portadores de deficiências, o Ministério da Cidadania deve, com urgência, financiar projetos, por meio de verbas governamentais, para inserir formas de inclusão, como exigir das empresas a opção de comunicação em libras, para pessoas com deficiência auditiva. Para mais, é necessário que o Ministério da Educação crie programas e palestras públicas, para que a população fique ciente de que acessibilidade é para todos e quando isso não acontece, a insatisfação popular faz o progresso, assim como afirma Wilde.
ALGUÉM?????????
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada