Sob essa perspectiva, mesmo a nação brasileira sendo, extremamente, rica tanto em recursos naturais quanto econômicos, ela apresenta baixo IDH, segundo o IBGE. Nesse contexto, grande parte das dificuldades de se gerar uma educação de qualidade está ligada à disparidade social, mesmo no caso de ensino à distância. Assim, ainda que seja tipificado na Constituição Federal, promulgada em 1988, “Direito a educação para todos”, o acesso à educação fica negligenciados devido à escassez de investimentos. Configura-se, portanto, como inaceitável que o Governo não proporciona melhores condições para o ensino à distância, promovendo benefícios para as pessoas mais necessitadas.
Outrossim, colocando em cheque 2020, um ano totalmente conturbado, por conta do coronavírus e suas consequências, percebe-se que a dificuldade do acesso a educação está na adaptação ao novo “normal”. Sob esse viés, seguindo a linha de raciocínio de Habermas, filósofa, a educação está em concordância com a “Ação Comunicativa”. Contudo, a partir do momento que ela está desalinhada a essa assertiva, ela causa caos. Dessa forma, os órgãos públicos devem incentivar a educação a ser dinâmica e não obsoleta, posto que se possa acarretar toda uma situação de inaptidão.
Em síntese, certifica-se não apenas na teoria, mas também, na prática, o que é previsto por lei, objetiva-se sanar tal questão. Logo, o Ministério da Educação, em cooperação com o Ministério Público, através de ações afirmativas- aliados às políticas públicas, deve contribuir para o bem-estar social; assegurando medidas cabíveis à educação. Além disso, tendo como foco auxiliar a percepção social sobre essa questão, é imprescindível à divulgação de campanhas publicitárias de conscientização.[/list]
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.