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Por Laisxavier
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No filme "Como estrelas na terra" é retratado a história de um jovem indiano chamado "Ishaan" ele é portador de dislexia e tem dificuldade em se concentrar nos estudo e
mal consegue escrever o alfabeto. Mas, com a chegada de Aamir, professor substituto de artes. Percebe o problema e cria um plano para desenvolver a ele, a vontade de aprender e sobretudo, viver.
   Fica claro que a realidade apresentada no filme, pode ser relacionada àquela do século XXI.
Em primeiro lugar é importante destacar que, diante desse cenário, a alfabetização é o caminho para garantir perspectiva de vida ao brasileiro.
Nesse sentido, Paulo Freire desenvolveu a obra "Pedagogia do Oprimido" e defendeu que a educação seria capaz de libertar o indivíduo da opressão social.
Todavia, a alfabetização tardia pode prejudicar o ideal proposta pelo pedagogo, já que a defasagem educacional inviabiliza a entrada no ensino superior e no mercado de trabalho.
Assim, enquanto o analfabetismo for a regra, a igualdade será a exceção

Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para a conscientização da população brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério de Educação e Cultura (MEC) crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais que detalhem o funcionamento dos algoritmos inteligentes nessas ferramentas e advirtam os internautas do perigo da alienação, sugerindo ao interlocutor criar o hábito de buscar informações de fontes variadas e manter em mente o filtro a que ele é submetido. Somente assim, será possível combater a passividade da alfabetização no país e, ademais, estourar a bolha que, da mesma forma que Aamir  fez com que Ishaan, despertou a ele a satisfação de aprender e assim será com os cidadãos do século XXI.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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