Primordialmente, mostra-se que há diversos motivos para a ocorrência de um desaparecimento de uma pessoa, que infelizmente é um assunto pouco discutido nos meios de comunicação, e os casos continuam a aumentar. Nota-se que o maior número de pessoas desaparecidas são consideradas frágeis pela população, e mesmo assim são pouco mencionados no jornalismo. Em 2018, apenas no estado de São Paulo, 24.368 desaparecimentos foram registrados, e 8.505 no total eram de crianças e adolescentes. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), quanto mais tempo uma pessoa permanece desaparecida, mais vulnerável se torna, principalmente crianças e adolescentes. Infelizmente, o Brasil continua atrasado em ações contra o desaparecimento em todos os estados, mesmo estando poucas vezes falando sobre o assunto, não há atitudes consideráveis para o problema.
Ademais, no início de um caso de uma pessoa desaparecida, criam-se muitas propagandas sobre, contudo, no decorrer do tempo, aquele caso não é mais mencionado e o público esquece que ainda há buscas sobre a vítima, apenas é mostrado quando alguma vítima é achada morta na maioria das notícias. No entanto, está sendo criado um método de projeto de reconhecimento facial com objetivo de evitar que as pessoas desapareçam no Rio Grande do Sul, e despertou interesse na ministra Damares Alves, e decidiu investir no projeto, porém o anúncio não é mais citado.
Tendo em vista os fatos apresentados, é inegável que o Brasil precisa ter um avanço em procuras de pessoas desaparecidas. Logo, é fundamental que o Estado intervenha mais nos casos criando mais projetos contra o desaparecimento, propagandas de prevenção para os internautas, e programas infantis, ensinando crianças a se prevenir e estar sempre com os pais, citando os casos com mais frequência. Destarte, pode haver um progresso nas procuras, tornar um país mais seguro e evitar que os casos continuem sendo mistérios.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.