A priori, é importante destacar o Estado como comprometedor no paradigma social, por meio de desvalorizações racionais e negligência estatal. Essa situação, pode ser observadaquanto a qualidade das escolas públicas, visto que, segundo o exame Prova Brasil 2015, menos da metade dos estudantes brasileiros saem do nono ano das escolas públicas com um aprendizado adequado em leitura.
Além disso, vê-se que a falta de estímulo por parte da família, também contribuí como desafio para a formação de leitores proeficientes, haja vista que, muitas vezes, boa parte das famílias, trasferem essa responsabilidade para as escolas. Essa perspectiva, é demonstrada no filme "Matilda", em que a protagonista de seis anos, tem uma família grosseira e relapsa com sua educação, apesar disso, ela encontra prazer na leitura, e com a ida para a escola, desenvolve ainda mais seu intelecto.
Diante dos fatos supracitados, é imprescindível a criação de medidas interventivas para com a problemática. Em vista disso, cabe ao Estado, por meio do Ministério da Educação, priorizar a formação de leitores proeficientes, através do mecanismos interativos que incentivem o desenvolvimento interpretativo no ensino básico. Ademais, a mídia deve promover propagandas que mostrem os benefícios da leitura, e sua importância. Como também, incentivos por parte da família são indispensáveis, assim adotando o direito à educação qualitativa, como determina a Constituição Federativa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada